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No mercado de trabalho a nomenclatura faz diferença ?

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 15:38

Boa tarde Galera do Bem!

Gostaria de saber da opinião dos caros colegas a respeito de nomenclatura de cargos e funções.

Na área de Departamento Pessoal existem várias nomenclaturas que definem as funções de um cargo.

Ex: Analista de DP, Assistente de DP, Auxiliar de DP entre outras definições.

Pelo menos a princípio defende-se a ideia que só nestas três definições estaria aí estabelecida uma escala hierárquica dada a responsabilidade de cada função.

O Auxiliar de DP seria aquele iniciante que ainda está em fase de aprendizagem, o Assistente de DP já seria aquele que já tem uma certa bagagem e conhecimento e o Analista de DP seria aquele que já possui amplo conhecimento das rotinas e macetes que o Departamento Pessoal exige.

Na prática percebo que no mercado de trabalho estas três funções que aqui exponho não traduzem a realidade do que cada nomenclatura deveria representar para efeitos de registro ou contratação e até de salário.

Por exemplo: Tem empresas que contratam um funcionário como Analista de DP, com salário maior e suas atribuições seriam as mesmas de um Assistente ou um Auxiliar.

Já em outras empresas um funcionário pode ser contratado como Assistente ou até como Auxiliar de DP e ter o salário ou atribuições compatíveis ao de um Analista.

Baseado nisto gostaria de saber dos caros colegas: A nomenclatura, ou seja, o cargo em que uma pessoa é registrada em carteira faz diferença na realidade prática das coisas em termos de salário ou carreira profissional nos dias de hoje ?

Faço essa pergunta a vocês porque já fui contratado em outras empresas como Analista de DP, e atualmente estou como Assistente de DP.

E este assunto me incomoda um pouco, porque fico pensando se esta questão de nomenclatura pode vir a ter algum peso na minha carreira profissional, ou então se o que vai prevalecer nesta hora é a experiência e a capacidade profissional independente do cargo ?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 19:20

Isso varia de empresa para empresa, pois o que conta na verdade é a bagagem, a vivência nas rotinas, como vc mesmo disse.

Somente empregadores muito presos a formalismos irá exigir uma mesma nomenclatura (nos registros da CTPS) para efeito de processo seletivo, mesmo que a capacidade e conhecimento do profissional esteja além daquilo que eles estejam exigindo em termos de experiência.

"Se lá vi".

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 08:14

Kennya

Concordo com você em gênero, número e grau em tudo o que disse.

Já presenciei casos que certos empregadores "formalistas" como você mesmo disse se apegavam à nomenclatura em Carteira de Trabalho, ignorando plenamente o conhecimento e a experiência profissional.

Alguns desses deduzem que se você não tem como comprovar sua experiência em carteira numa pré-entrevista é porque talvez você não possua tanta experiência como diz ter.

Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 08:24

Já vi muitas empresas que contratam o funcionário como Auxiliar, para assim oferecer um "plano carreira" passando por assistente e analista, porém exercendo as mesmas tarefas, e as mesmas responsabilidades. Seria na verdade uma ilusão!

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Mike Paul Jungles

Mike Paul Jungles

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Tributário
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 08:31

A nomenclatura da função hoje em dia sofre alteração conforme o histórico e entendimento funcional de cada empresa. Sua bagagem de conhecimento e experiência é que vão influenciar na hora de uma contratação e não a última função exercida.
Claro, que geralmente, durante entrevistas de emprego, sempre é questionado a última empresa que trabalhou e a função desempenhada, para que o empregador possa ter uma ideia superficial de seus conhecimentos/experiências ( por isso acho o mais correto empresas que solicitam as 03 últimas empresas em que se foi colaborador).
Esse erro e preocupação é muito comum nas organizações devido cada gestor elaborar uma descrição de cargo conforme as necessidades do seu ambiente organizacional. Logo, um assistente administrativo de uma empresa pode exercer função semelhante a de uma analista em outra.
Como dica, aconselho a não se preocupar com a descrição do cargo, mas sim com a experiência curricular que esta adquirindo (sempre vale observar que você deve ficar esperto com relação a semelhança de cargo e diferença salarial para não ser enganado também).

Abraço

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