Fernando Rogério Vieira dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Analista PessoalBoa tarde Galera do Bem!
Gostaria de saber da opinião dos caros colegas a respeito de nomenclatura de cargos e funções.
Na área de Departamento Pessoal existem várias nomenclaturas que definem as funções de um cargo.
Ex: Analista de DP, Assistente de DP, Auxiliar de DP entre outras definições.
Pelo menos a princípio defende-se a ideia que só nestas três definições estaria aí estabelecida uma escala hierárquica dada a responsabilidade de cada função.
O Auxiliar de DP seria aquele iniciante que ainda está em fase de aprendizagem, o Assistente de DP já seria aquele que já tem uma certa bagagem e conhecimento e o Analista de DP seria aquele que já possui amplo conhecimento das rotinas e macetes que o Departamento Pessoal exige.
Na prática percebo que no mercado de trabalho estas três funções que aqui exponho não traduzem a realidade do que cada nomenclatura deveria representar para efeitos de registro ou contratação e até de salário.
Por exemplo: Tem empresas que contratam um funcionário como Analista de DP, com salário maior e suas atribuições seriam as mesmas de um Assistente ou um Auxiliar.
Já em outras empresas um funcionário pode ser contratado como Assistente ou até como Auxiliar de DP e ter o salário ou atribuições compatíveis ao de um Analista.
Baseado nisto gostaria de saber dos caros colegas: A nomenclatura, ou seja, o cargo em que uma pessoa é registrada em carteira faz diferença na realidade prática das coisas em termos de salário ou carreira profissional nos dias de hoje ?
Faço essa pergunta a vocês porque já fui contratado em outras empresas como Analista de DP, e atualmente estou como Assistente de DP.
E este assunto me incomoda um pouco, porque fico pensando se esta questão de nomenclatura pode vir a ter algum peso na minha carreira profissional, ou então se o que vai prevalecer nesta hora é a experiência e a capacidade profissional independente do cargo ?