x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.256

Liberação de serviço referente a casamento

Leandro Nicolau Lopes

Leandro Nicolau Lopes

Iniciante DIVISÃO 1 , Médico(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 21:32

Boa noite.

Pretendo este ano casar na Grécia (de forma oficial) e levará cerca de cinco dias - após a cerimônia para a embaixada brasileira validar o casamento, ainda na Grécia.

Gostaria de saber se nesta situação a liberação de três dias consecutivos do trabalho se dará a partir da data do casamento (que será oficial) ou somente a partir da data que a embaixada brasileira validar. Um exemplo: o casamento ocorreu dia 15 e a embaixada validou dia 20, a partir de quando tenho direito a essa liberação?

Outra dúvida é: Dependendo da situação, li que em alguns casos essa liberação pode ser de até cinco dias e não três. Aonde posso verificar isso? (Sou médico).

Muito obrigado pela atenção

Lásaro Faciroli

Lásaro Faciroli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 23:32

Leandro Nicolau Lopes, boa noite!

Na CLT Art. 473 fala, até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).
No seu caso entendo que os dias de folga deveram ser contemplados após a formalização da embaixada Brasileira, pois se hipoteticamente encontrarem restrições o casamento não poderá ser oficializado e uma vez não estando casado, não poderá usufruir do beneficio. Mas neste caso o ideal seria combinar com o empregador de uma maneira amigável e até mesmo aproveitar tirar uma ou duas semaninha de férias, juntar mais estes 3 dias, que com certeza vai ficar tudo certinho!
A propósito, meus parabéns antecipados pelo o casamento!

Sds,
Lásaro Faciroli

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 14:21

Leandro,

Boa Tarde !!!