x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.905

Férias recusadas pelo funcionário

Joice Aparecida Cattafesta

Joice Aparecida Cattafesta

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 16:17

Boa tarde pessoal! Cada dia é uma situação nova e às vezes inusitada. Tenho um cliente que possui um funcionário com férias vencidas. A empresa quer dar as férias, só que o funcionário se recusa a gozar o período a que ele tem direito, não quer tirar férias de jeito nenhum! O que eu faço numa situação dessas? Pensei em fazer o seguinte, emitir o aviso de férias 30 dias antes do gozo, conforme determina a legislação, mas e se ele se recusar a assinar? Será que esse seria o procedimento correto? Alguém pode me eajudar?

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 16:30

Joice,

Boa Tarde !!!

Não, o funcionário não pode recusar. A legislação trabalhista (CLT) determina que fica a critério da empresa o período para conceder as férias.

"Art. 136 - A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador."

Veja este tópico com a mesma questão
www.contabeis.com.br

Att,

Samara Silva

" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes
Angélica Petry

Angélica Petry

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 16:41

Joice te aconselho a procurar orientação jurídica para ver o que pode ser feito, ou até mesmo com o sindicato da categoria profissional do empregado, afinal o empregado não pode se recusar a gozar das férias.

At.

Angélica Petry

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade