x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 842

Demissão funcionário doente

Daiani

Daiani

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 15:17

Boa tarde!

Tenho uma dúvida espero que os nobres colegas possam me auxiliar.

Um funcionário adoeceu da coluna faz três meses no entanto, vinhamos segurando ele todo mês com atestado. Ele tentou entrar pelo INSS três vezes, ms não foi aprovado beneficio, embora ele esteja realmente muito ruim da coluna e visível, o medico do INSS não aprova beneficio.

No entanto, no ultimo mês agora ele não trouxe nenhum atestado, está em casa.
O que faço posso demiti-lo com justa causa, sendo que passou 30 dias sem comparecer empresa e não trouxe atestado.
O mesmo queria que desse demissão sem justa causa para que ele recebesse seguro desemprego e sacasse FGTS em conta, pois realmente o estado dele e penoso. Até ele decidir o que faz da vida ou se monta um negocio p ele na casa, ou enquanto esposa arruma emprego. Ms tenho medo de me prejudicar.

Mesmo tendo direito de dar justa causa nele, fico com medo pois ele está doente, mesmo o medico do inss nao aprovando o beneficio ele pode depois sei lá .... sabemos que o trabalhador quando leva empregador na justiça eles acham brechas de todo jeito e empregador só falta ficar nu rsrs.

Não teria uma forma de ir no juiz e solicitar que ele dê um documento permitindo que empresa demita o funcionário??

Favor se puderem me auxiliar agradeço.

ATT

Daiane

Jonatas Correa

Jonatas Correa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 15:52

Boa tarde,

Em relação ao desligamento do colaborador que se encontra doente, seria mais aconselhável, sentar e conversar com seus superiores.
Porque se fosse ao pé da letra, como nos diz a lei, o colaborador seria desligado da empregadora com justa causa (abandono de Emprego).
entretanto, como o mesmo visivelmente estava doente e ouve uma negação do INSS para a concessão do beneficio. por uma questão de bom senso seria manda-lo embora (Sem Justa causa) como uma especie de acordo de ambas as partes.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 16:15

Daiani, boa tarde !

Nesse período que ele ficou sem trabalhar e não deu nenhuma satisfação pra empresa você deveria ter feito uma AR pedindo pra ele comparecer na empresa, se não daria o motivo de justa causa, mas como não feito isso, faça um acordo com o mesmo para ser dispersado.

Att,

Samara Silva

" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade