x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 58.417

declaração de comparecimento e percurso

Andressa Ferraresi

Andressa Ferraresi

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 11:03

Bom dia,

Minha duvida é a seguinte: um funcionário em tratamento médico/fisioterápico por hérnia de disco na coluna cervical há dois meses, sem previsão de auta, tem de se ausentar as 11.00h para estar no local da consulta fisioterápica das 11.30 as 12.30, que fica a 6,5 km de distância de seu local de trabalho. Fazendo esta rotina duas vezes por semana.
Este percurso de meia hora pode ou deve ser abonado?
O medico pode colocar na declaração de comparecimento, por exemplo, das 11.00 as 12.30? Visto que ele passou o ponto eletrônico com a digital no mesmo horário das 11.00h?
Seria apenas um acordo de cavalheiros entre empresa e funcionário, sobre o trajeto de ida ao atendimento, visto que na volta do atendimento este também perdeu horário de almoço, entre atendimento e percurso?
Existe algum amparo na CLT que garanta o abono do período do percurso? Ou seria de competência sindical amparar o funcionário?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 11:15

Bom dia Andressa,

Eu diria que deve-se haver o bom senso da Empresa.
Se a Empresa é ciente da distancia entre o local de trabalho e local do atestado, por que não abonar as horas?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Andressa Ferraresi

Andressa Ferraresi

há 11 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 11:26

Obrigada Vania, pela sua atenção, quase não entro muito aqui no forum, entao não sei muito como proceder, pesquisei em diversos sites e não encontrei nenhuma resposta que esteja fundamentada em legislação sobre este caso. Por isso gostaria de algo que contenha na legislação porque nem todos em uma empresa tem bom senso quando o assunto se trata em ausência de funcionarios ao trabalho.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 11:33

Andressa

Você não vai achar na legislação trabalhista algo que fale que a Empresa deve abonar o período do percurso mas também não vai encontrar nada ao contrário, portanto, é de costume, as Empresas abonarem o período de deslocamento do trabalho-médico e médico-trabalho.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Millena

Millena

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 10:11

Bom dia!

Prezados,

Trabalhamos dentro de um hospital e as vezes os colaboradores quando precisam de atendimento médico, utilizam os serviços do hospital. Gostaria de saber se neste caso, visto que estamos dentro do hospital sou obrigada a abonar o período do percurso? Ou apenas abono as horas descritas na declaração?

Att,

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 10:27

Bom dia Mih!
Mas se vocês trabalham dentro do hospital, qual o percurso que o funcionário faz, se pelo que entendi, é dentro do próprio local de trabalho???

Bom dia Andressa!
Concordo plenamente com a colega Vânia, isso vai de bom senso. o correto no atestado é o horário que o empregado chega para a consulta e aí vai da empresa abonar o tempo de percurso, o que eu não acho que seja errado.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Millena

Millena

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 14:09

Boa tarde Eduardo!

Somos uma empresa que presta serviços para o Hospital, no caso o percurso seria o colaborador sair de seu setor de trabalho, bater o ponto e ir até o segundo andar, onde é o pronto socorro. A minha dúvida é: Existe alguma lei que obriga o empregador a abonar o horário de percurso, visto que quando os colaboradores vão em consultas em outros hospitais, nós abonamos 1 hora antes e 1 hora depois da declaração apresentada.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 14:45

então Milena!
Se vocês abonam quando o funcionário vai para outro hospital/consultório, não seria correto descontar o horário de percurso. Agora... lógicamente com menos duração.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Andressa Ferraresi

Andressa Ferraresi

há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 14:54

Milena, boa tarde, uma hora de percurso pra mudar de andar, tambem acho muito a ser abonado, mas quando é o caso de outros lugares de consulta acho que na duvida o melhor seria ver quantos quilometros tem do local de trabalho ate o local da consulta, qual tipo de transporte usado pelo colaborador e fazer uma média, resolvi meu problema assim em acordo com a empresa, já que na legislação nao conta a obrigatoriedade e nem a falta dela de abonar o percurso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade