x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 561

Posso ser trabalhador registrado (CLT) e ser contribuinte in

SERGIO FERREIRA DE PAULO

Sergio Ferreira de Paulo

Bronze DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 17:19

Posso ser trabalhador registrado (CLT) e ser contribuinte individual como autônomo prestando serviço como taxista para pessoas físicas diversas? Se eu fizer o cadastro na previdência como autônomo, isso pode gerar algum problema quando for me aposentar tendo atuado em paralelo na empresa privada ao longo do tempo contribuído?

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 11 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 17:29

Sérgio, problema algum.
Você deverá ter, inclusive, um valor maior de quando se aposentar, já que irá recolher a Contribuição Previdenciária tanto como empregado de empresa privada quanto como contribuinte individual.

Lembrando que é importante você observar no ato do recolhimento se a soma dos dois valores não ultrapassa o teto máximo da Previdência (hoje 482,92). Ou seja: esse é o valor máximo que você terá que pagar de INSS, somando o que a empresa desconta no seu contra-cheque mensal e o valor que você paga como contribuinte individual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade