x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.052

Prazo de Pagamento de rescisão com aviso cumprido

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 14:32

Boa tarde a todos,

1) Por exemplo tenho uma dispensa de um funcionário com aviso cumprido de 10/04 a 09/05 (09/04 é uma sexta) o pagamento é no próximo dia útil, a empresa não trabalha em sábado mais tem a compensação deste dia, o correto é pagar na segunda feira 12/04?

2) O aviso prévio quando é cumprido avisa por exemplo 09/04/2014 para começar a contar em 10/04/2014?

Fico no aguardo

Talita Luzia Ciafa Guidi
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 14:44

Olá Talita,

A contagem inicia no dia seguinte ao da comunicação.
Como o sábado é um dia compensado, costumo pagar na sexta.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 14:50

Vania

Muito obrigado, porém eu acreditava que o pagamento poderia ser feito sem problemas na segunda feira, mas tudo bem começarei a proceder desta forma.

Talita Luzia Ciafa Guidi
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 15:11

Então Talita,

O Art 477, CLT diz:

§ 6º – O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Teoricamente o próximo dia útil bancário no seu caso seria 2ª feira, mas eu já tive problemas com Sindicato que insistiu em dizer que o sábado era útil por ser dia de compensado.

Resumindo, para evitar, costumo antecipar para 6ª feira.

Att,

Vânia Zaniratto

rebeka

Rebeka

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:57

gostaria de saber: tenho um funcionario ele trabalhou o aviso previo dele... o salario normal do mes eu já paguei... tenho prazo de quanto dias a contar
da data da demissão ( dia que o funcionario não veio mais trabalhar) para poder pagar o acerto dele de rescisão?

rebeka

Rebeka

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 17:10

obrigada linda... mesmo que esse funcionario só trabalhou 6 meses. e foi feito um acordo para ser mandado embora?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 17:17

Mesmo Rebeka
Os prazos existem e devem ser seguidos independente do tempo de Empresa.

§ 6º – O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: