Jorge Luis
Ouro DIVISÃO 1Bom dia!
Minha dúvida é a seguinte:
Os estagiários devem ser registrados no sistema de folha de pagamento junto com os demais empregados?
respostas 13
acessos 58.027
Jorge Luis
Ouro DIVISÃO 1Bom dia!
Minha dúvida é a seguinte:
Os estagiários devem ser registrados no sistema de folha de pagamento junto com os demais empregados?
Taciana
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia Jorge
O estagiário não entra na folha de pagamento, junto com os demais funcionários, mesmo quando o estágio é não obrigatório (nesse caso é remunerado). As contratações de estagiários não são regidas pela CLT e não criam vínculo empregatício de qualquer natureza.
Legislação que regulamenta o estágio:
LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008
Orientações do MTE: portal.mte.gov.br
Atenciosamente, Taciana
Samara Silva Rodrigues
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoJorge, bom dia !
O Estagiário não entra na folha de pagamento mas deverá assinar, mensalmente, o Recibo de Pagamento da Bolsa-estágio.
Fonte:
http://www.estagiarios.com/emp_como.asp
Att,
Carolina Ap. Morais
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal Jorge Luis , bom dia.
Não existe nenhuma lei que obrigue a presença do estagiário na folha de pagamento, porém, na empresa onde trabalho nós colocamos, por que o sistema dá a opção de estagiário e automaticamente não faz nenhum recolhimento do mesmo. Serve para controle interno da empresa.
Jorge Luis
Ouro DIVISÃO 1Olá Taciana,
Exatamente como eu pensei. Lancei essa pergunta para ter certeza, por que está difícil convencer o patrão de que o estagiário não entra na folha contábil, pagamos através de recibo (por fora), e no meu sistema de folha, TOTVS, não existe opção de marcar estagiário com estágio obrigatório e não obrigatório.
Agradeço as suas informações.
Abraços.
Taciana
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Entendo, acontece mesmo, até porque muitas vezes, o próprio empregador vê o estagiário como empregado, que tem lei própria. Está correto como você faz, um recibo "por fora" da folha de pagamento, tanto de salário como o de vale transporte, se necessário (quando o estágio é do tipo não obrigatório).
Abraço.
Jorge Luis
Ouro DIVISÃO 1Obrigado a todos pelas respostas e sugestões.
Letícia Costa
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos HumanosExplique para seu patrão que estagiário não é funcionário!! Também tenho problemas como esse aqui na empresa. É difícil explicar para eles isso.
Bruna Oliveira
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. PessoalJorge, bom dia!
O estagiário pode ser cadastrado no seu sistema de folha de pagamento. No ato do cadastro é que você vai informar no campo tipo de funcionário que o mesmo se trata de um estagiário. Todo sistema de folha de pagamento tem classificações de tipo de funcionário. Ex: aprendiz, normal, estagiário, Diretor e etc. Cada um deles regidos de forma diferente dentro das leis. Ao cadastrar ele como estagiário, o mesmo não sofrerá descontos de encargos.
Sds,
Bruna
Maria Eliana de Carvalho
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoalboa tarde pessoal !
recebi um contrato de estagio onde está especificado o valor da bolsa mensal e o valor de auxilio transporte, eu entendo que independente do estagiario precisar de transporte para ir de casa a empresa e vice versa, o auxilio transporte deverá ser pago e não haverá nenhum desconto, estou certa ?
Rafael Mendonça Marques
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBom dia Maria Eliana de Carvalho,
Esta certa sim, o estagiário não é empregado, porém para ele poder se deslocar da sua residência até a empresa é necessário um auxílio transporte e não pode haver desconto do mesmo, pois aí estará configurando como empregado.
Maria Eliana de Carvalho
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalBom dia Rafael Mendonça Marques !
obrigada pela colaboração, este fórum é mesmo maravilhoso, proporciona a integração de todo o Brasil !!
abraco
Angélica Petry
Prata DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeBoa tarde,
Estou o cadastro do estagiário no sistema da folha, devo colocar qual função Ex: Aux. Contábil (estagiário nesse setor) ou tem nomenclatura e CBO especifico para estagiário?
Maiza Vieira
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalTrabalho com o sistema Domínio "THOMSON REUTERS",e quero saber se nele tem a opção de incluir estagiário?
Obrigada!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade