Bom Dia Eduardo!
Vinculo empregatício
Em primeiro lugar, as contratações de estagiários não são regidas pela CLT, desta forma, não incidem encargo social algum sobre estas contratações previstos em lei; o estagiário não entra na folha de pagamento.
Período de estágio
O período médio de contratação é de seis meses e pode ser rescindido sem ônus para as partes. O contrato de estágio pode ser continuamente renovado enquanto o estudante freqüentar as aulas.
Bolsa-auxílio e benefícios
Não existe um piso de remuneração ou um valor de bolsa-auxílio definido. Este valor deve ser definido por um livre acordo feito entre as partes. No caso de estágio remunerado, o estagiário deve assinar mensalmente o recibo de bolsa-auxílio. Através do Administrador de Estágios da Catho, é possível imprimir um modelo de recibo de bolsa-auxílio. O estagiário, a exclusivo critério da empresa, pode receber os mesmos benefícios de funcionários.
Carteira de trabalho
A legislação que rege a contratação de estagiários não exige o registro na carteira profissional. A empresa deve, entretanto, anotar, carimbar e assinar na parte de "Anotações Gerais" da carteira de trabalho do estagiário as seguintes informações:
- empresa concedente do estágio
- instituição de ensino
- ano do curso
- nome do curso
- data de início do estágio
- data de término do estágio
Cancelamento /Término do Contrato de Estágio
- O contrato de estágio pode ser rescindido a qualquer momento, por qualquer uma das partes, sem custos adicionais.
- Em caso de rescisão, a empresa deve pagar ao estudante o valor referente aos dias estagiados naquele mês. No momento da rescisão, será emitido automaticamente o Termo de Rescisão de Contrato.
- Ao término do período de estágio, o contrato será automaticamente cancelado e a cobrança do serviço para este estagiário será suspensa.
Espero ter colaborado com a sua dúvida.
Abraços.
Walter Berlink Júnior
Analista Contábil
“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito bela para ser insignificante.”