x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.307

Vania

Vania

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 20:30

Boa noite! Minha dúvida é a seguinte: Em Março/2014 foi feito um PTC TOTAL para transferir os funcionários da EMPRESA X para EMPRESA Y. Mas o PTC foi rejeitado devido a inconsistência. Até a resposta negativa do PTC e a regularização das pendências, foi feito dois depósitos de FGTS na EMPRESA Y. Nesse meio tempo o empregador desistiu de transferir estes funcionários e nem foi preenchido o PTC. Como faço pra esses dois meses que foram pagos na empresa Y voltar pra empresa X. Segue um exemplo:

Maria é registrada na empresa X e nela tem 10 depósitos de FGTS. E tem na empresa Y dois depósitos de FGTS. Como devo proceder pra que esses dois depósitos que estão na empresa Y volte pra empresa X?

Se alguém puder me orientar, eu agradeço!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 08:50

Bom dia Vania

Seja Bem Vinda ao Fórum Contábeis!

Como houve desistência da transferência e essa conta Y teoricamente não deveria existir, como procedimento correto você deve pagar os meses faltantes da Empresa X e solicitar a devolução do depósitos da Empresa Y através da RDF.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania

Vania

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 13:56

Boa tarde! Obrigada!

Eu havia pensado realmente nesta possibilidade, mas existe um porém.

A empresa X é lucro presumido e a empresa Y é optante do simples nacional. Ou seja, o pagamento do FGTS vai bater, mas do INSS não. A caixa pede 30 dias para efetuar a devolução e o INSS pelo PERDCOMP leva até 5 anos.

Se eu recolher o FGTS pela empresa X dos meses faltantes que foram recolhidos pela empresa Y o valor será igual. Mas o INSS para pagamento destes mesmos meses, será sete vezes maior na empresa X do que na empresa Y.

Então acho que compensará mais, finalizar o PTC que havia desistido (transferir todos da X para Y). Deixá-los lá pelo menos por dois meses, e depois fazer outro PTC levando-os de volta. Assim não precisará pedir devolução e nem o empregador precisará desembolsar para pagar as diferenças de recolhimento.

O que acha?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 14:10

Se o problema da recusa for apenas inconsistência que você consegue resolver e finalizar a transferência melhor, pois realmente esse processo de devolução leva tempo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade