Lucas Fernandes
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde a todos (a),
Estou com uma dúvida quanto a transferência e gostaria da ajuda de vocês;
Uma empresa a qual é nossa cliente foi extinta na cidade, porém nela continha dois funcionários ativos e os primeiros pensamentos por parte da empresa até pela questão de evitar gastos a mais e também por necessidade do trabalho de ambos, a empresa decidiu fazer a circunferência dos dois para outra cidade próxima, tendo em vista que não há outra filial ou sucursais na mesma cidade. Porém os funcionários se negam a ir alegando questões pessoais.
Dei uma pesquisada na internet e achei as seguintes considerações referente ao Art. 469 da CLT que diz:
"Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio
§ 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo os empregados que exerçam cargos de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.
§ 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
§ 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação".
Ou seja, para o meu entendimento (salvo engano), de acordo com o paragrafo dois, seria licita a transferência mesmo sendo sem a concessão do trabalhador, tendo em vista que a empresa foi extinta e caso os mesmos não optasse pela transferência, solicitariam o desligamento da empresa. Ou ao contrário a empresa teria que demitir os funcionários ?
- Grato a ajuda,
"Vá firme na direção das suas metas. Porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza"