Glauco Rogério Nascimento Saldanha
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados Colegas.
Estamos em uma discussão entre meu cliente um Cartório de Registro Civil e Tabelionato e o Sindicato dos Empregados SINCAR (SIND. DOS EMP. DE TABELIONATOS,CART. DISTRITAIS, T DOC. PROTESTO DE TITULOS, REG. CIVIL, REG. DE IMOVEIS DO EST. PR).
Na sua convenção Coletiva o referido Sindicado estabeleceu que:
"Todas as naturezas de ofício localizadas dentro da base territorial do SINCAR recolherão, por sua conta, ou seja, sem descontar de seus funcionários, o percentual de 2% (dois por cento) sobre o total da folha de pagamento de todos os seus funcionários, mensalmente, até o dia 10 do mês subseqüente, tendo como limite mensal o valor de R$ 495,00, prevalecendo esta cláusula com recolhimento ao sindicato laboral até 1º de agosto de 2012. A partir de 1º de agosto de 2012 as guias terão como favorecido o INSTITUTO PARANAENSE DE ENSINOS TRABALHISTAS, SOCIAIS, POLÍTICOS E DE REPRESENTAÇÃO DE TRABALHADORES EM CARTÓRIOS – INCAR-PR, conforme parágrafo abaixo.
Parágrafo único – O recolhimento referido no caput será efetuado através de boleto bancário, em favor do INSTITUTO PARANAENSE DE ENSINOS TRABALHISTAS, SOCIAIS, POLÍTICOS E DE REPRESENTAÇÃO DE TRABALHADORES EM CARTÓRIOS – INCAR-PR, ao qual caberá enviar as guias necessárias com prévia antecedência."
Ou seja, estão exigindo que o Cartório (meu cliente) recolha sobre a folha de pagamento mensalmente o valor correspondente a 2%.
Está correto essa cobrança? Meu cliente ja paga a contribuição patronal ao seu Sindicato, e ja recolhe o valor devido e descontado dos funcionários (1 dia de trabalho). Isso irá onerar muito as despesas do meu cliente.
Aguardo comentários.
Saudações