Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 834

De quem é a responsabilidade pelo pagamento da multa rescisó

Dieggo Aires

Dieggo Aires

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 10:58

Bom dia!
Pelo assunto já fica bem fácil de tirar minha dúvida, mas além dela tenho a seguinte?

O fato do empregador demitir o funcionário sem justa causa, o mesmo tem obrigação de pagar a multa rescisória do colaborador ok!? Só que ouvi alguns casos de amigos meus que foram demitidos e pagaram ao empregador o total relacionado a multa quitada pela empresa. Não entendi o porque da situação pois eles também não quiseram entrar em detalhes. Existe algum procedimento relacionado ao que falei, se existe por gentileza, alguém pode me explicar?

Agradeço de agora!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 11:32

Diego, bom dia.
A multa rescisória e de obrigação do empregador.
Você menciona que algun(s) devolve esse dinheiro para o ex-empregador, isso como vc sabe e ilegal, usa-se desse artificio para poder sacar o FGTS, receber o Seguro Desemprego, onde o empregado solicita ao empregador para demiti-lo e se obriga a devolver o valor da multa rescisória.
Diego, isso é totalmente ilegal, se houver denuncia o empregador será notificado e multado pelo m.trabalho e o ex-empregado poderá ser acionado pela justiça.

Dieggo Aires

Dieggo Aires

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 12:01

Carlos Alberto dos Santos, obrigado pela ajuda e foi o que pensei. O empregado solicita ao empregador a demissão para que posso receber os benefícios do seguro e sacar o FGTS como mencionou. Até por motivos pessoais a quem me deixou com essa pergunta estava em más condições financeira. Entrarei em contato com o amigo e informa-lo do que se trata a ilegalidade do ocorrido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade