Flavia Maria dos Anjos
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoalrespostas 4
acessos 13.334
Flavia Maria dos Anjos
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalLuciana Dias Barros
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBoa tarde Flávia
Há tempos atrás, a folha de pagamento era passada para todos os funcionários assinarem ao receberem o seu pagamento.
Deixou-se de utilizar a assinatura em folha, passando a empresa a imprimir o contra-cheques, o chamado holerit.
Hoje em dia, a folha de pagamento é utilizada somente como demonstrativo.
At.
Flavia Maria dos Anjos
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalOk! Obrigada Luciana! Você conhece alguma Lei que respalde isso? Pesquisei e não consigo achar nada!
Luciana Dias Barros
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeOi Flávia.
O que eu tenho é esta aqui:
O "caput" do art. 464 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT dispõe que o pagamento de salário deve ser efetuado contra-recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, pela sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.
Por outro turno, o dispositivo legal que permite o pagamento por meio de depósito em conta bancária (Portaria MTb nº 3.281, de 07.12.84) não exclui a obrigatoriedade do recibo de quitação.
Todavia, com a publicação da MP nº 1.523-12, de 25.09.97, DOU de 26.09.97, convertida em Lei nº 9.528, de 10.12.97,(DOU de 11.12.97), foi acrescido o parágrafo único ao citado art. 464 da CLT, estabelecendo que: "Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para essse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho".
Como não fala de folha, só de contra-recibo (holerit), a folha de pagamento só se torna um documento de demonstração.
At.
Flavia Maria dos Anjos
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalOi Luciana!
É, eu também havia encontrado esta resposta a minha pesquisa, ok! Obrigada mais uma vez!
Bom fim de tarde pra nós!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade