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Sobre o Prazo da Entrega de CTPS

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 16:33

Galera do Bem!

Na empresa que trabalho temos várias unidades que estão distantes da nossa sede aqui em São Paulo.

Quando tenho uma admissão ou demissão para fazer, geralmente solicito aos coordenadores das nossas unidades que digitalizem as principais páginas da carteira de trabalho e assim que as recebo, imprimo-as e as atualizo, digitalizando novamente e enviando novamente aos coordenadores das unidades para que eles possam visualizar o que precisa ser atualizado e devolver a carteira profissional no prazo que estipula a lei.

Mas nem sempre isso funciona, porque nossas unidades da região norte do país dependem muito da internet para podermos efetuar este tipo de trabalho e como a internet por lá nem sempre funciona, às vezes não conseguimos cumprir o prazo que determina a legislação.

Recentemente tivemos um caso em que não conseguimos fazer a devolução de uma CTPS a um ex-colaborador nosso e o mesmo não quis compreender a nossa dificuldade com internet. Sendo assim o mesmo assinou a devolução da carteira com data posterior ao prazo estabelecido em lei e sua rescisão será homologada e o mesmo já adiantou que vai reclamar esse atraso na entrega lá no Ministério do Trabalho alegando ter direito à multa pelo atraso.

Para situações como a que eu expus aqui, alguém tem alguma dica do que possamos fazer para evitar esse tipo de situação?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 16:45

Olá Fernando,

Não existe outra forma senão seguir os prazos previstos.
Com a chegada do e-Social, se não seguirmos os prazos estaremos fritos.

Então... o negócio é correr quando se tratar de prazos curtos como de devolução de CTPS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 17:07

Vania,

Então pelo jeito com o e-Social, acho que para as empresas que tem colaboradores distantes da sede da empresa ou em outros Estados, teremos que arcar com despesas de envio via aérea porque não vejo outro modo de cumprirmos este prazo tão curto.

Quando você precisa devolver uma carteira profissional dentro do próprio Estado fica até mais fácil pelo Sedex, agora quando é tão distante, não sei se via aérea consegue ser tão rápido, sem pensar que deve ser bem mais custoso.

Sem contar o risco do extravio. Se o pessoal de aeroporto perde até bagagem de passageiro, imagine uma carteira profissional.

Obrigado pela dica.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 17:17

Então Fernando

Eu sou de SP e tenho cliente em BH por exemplo...
Para evitar esses tipos de transtornos, o cliente me manda as informações, eu rapidamente procedo o registro do sistema, emissão de contrato e etiquetas da CTPS, devolvo para o cliente via e-mail e ele finaliza o processo por lá.

Nem tenho acesso as CTPS, tudo via e-mai.
Com a novas regras do e-Social, as Empresas deverão se adequar, se modernizar, para atender, senão vai chover multas.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 11:01

Aqui na empresa também procedemos tudo pela internet. Porém a sua dificuldade está justamente na internet né Fernando?, creio que a internet é a maneira mais rápida, sugira seus clientes, a colocarem internet mais rápida. Pois acredito que nem por via área você conseguirá entregar dentro do prazo estabelecido pela lei.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH

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