x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 792

Empresa x Enem

Roberto da Silva

Roberto da Silva

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 19:41

Gostaria de saber se a Empresa é obrigatória a liberar o Empregado a participar do Exame do Enem,
Caso ela nega a saída do mesmo para fazer as provas ela pode receber alguma espécie de muta ou alguma punição?

Recebi uma mensagem hoje, pedindo para eu explicar o motivo de não ter participado no Enem de 2013 e eu respondi com a verdade
A Empresa não liberou para fazer o Exame,

Isso é apenas uma pesquisa para saber o motivo ou a Empresa pode levar punição?
Eu não desejo isso, pois eu dependo do trabalho e estou muito estável nele.

Alguém poderia me ajudar me esclarecendo isso?
é apenas uma pesquisa ou isso pode me prejudicar no trabalho?

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 08:57

Bom dia Roberto.

Nos termos do artigo 473, VII da CLT o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. Desta forma, considerando que o ENEM é uma prova que é utilizada para ingresso em estabelecimento superior, com a comprovação por parte do empregado, este dia será considerado como falta justificada. Logo, não deverá ser descontado.

E também não acredito que a empresa será notificada.

Atenciosamente, Gustavo.

Depto. Pessoal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade