x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 5.447

Dissidio e Sindicato Incorreto

Marcelo Henrique

Marcelo Henrique

Iniciante DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 16:45

Trabalho como programador em uma empresa de desenvolvimento de softwares, após a noticia sobre a aprovação do dissídio(para profissionais de TI) questionei o RH, mais disseram que não temos direito pois o nosso sindicato é o sindicato do comercio, achei isso muito estranho pelo ramo da empresa.

Consultei informações sobre a empresa e ela está cadastrada como tendo como atividade principal "62.02-3-00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis"
Verifiquei no estatuto do sindpd(sindicato ao que julgo ser o correto) e lá consta que eles representam essa atividade.
Link do Estatuto

porem a empresa também está cadastrada como tendo as seguintes atividades segundarias.
47.51-2-01 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
62.09-1-00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação

a 62.09-1-00 é representada pelo sepro o qual o dissídio também se aplica, já a 47.51-2-01 não consegui encontrar o sindicato correspondente, imagino que possa ser o sindicato do comercio, porem essa atividade não é a atividade proeminente da empresa e nenhum dos funcionários exerce ela, somos programadores e suporte técnico(registrados com essas funções, eu em especifico estou com o cargo de "Programador Jr").

Ao meu ver mesmo com o sindicato incorreto nós deveríamos ter o beneficio do dissídio(pois somos profissionais de TI e o dissídio abrange toda a categoria).

Gostaria de saber o que pode ser feito nesse caso.

Obrigado pela atenção.

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 17:34

Boa tarde, realmente pela atividade principal constante no CNPJ da empresa, pelo que voce relata, corresponde ao Sindicato dos profissionais em TI (ou algo similar). Apesar disso, a empresa pode admitir empregados que pertencem à outros sindicatos especificos (motoristas, secretarias, eletricistas, etc). Convinha verificar com o proprio sindicato.

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 08:39

Olá Marcelo.

Você deve mais uma vez questionar o setor de RH, pois o sindicato é conveniente ao cargo do funcionário.
Caso eles não aceitem, tente entrar em contato com o Sindpd e explique o caso a eles.

Atenciosamente, Gustavo.

Depto. Pessoal.
Marcelo Henrique

Marcelo Henrique

há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 19:08

Agradeço pelas respostas, estou tentando verificar junto ao sindicato.

Não consegui entrar em contato com eles via telefone hoje, mais eles responderam um email enviado anteriormente e informaram com essas palavras "Conforme descrito no CNAE a empresa pertence à nossa categoria econômica, devendo, por isso seguir nossa CCT.".

Vou tentar entrar em contato com eles amanhã para obter mais informações e dependendo das respostas tentarei uma solução amigável com o RH, não sendo possível entrarei novamente em contato com o sindicato e pedirei para eles intervirem.

Infelizmente essa questão do sindicato responsável parece ser muito interpretativa, somos nós funcionários que devemos fiscalizar o que é justo, porem em empresas pequenas a busca por informações acaba expondo os envolvidos e esses podem sofrer algum tipo de retaliação.

Existe algo que garanta estabilidade aos funcionários envolvidos?

Márcia Silva

Márcia Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 19:10

Pessoal, Boa Noite!
Possuo uma casa lotérica em Recife e aqui fui informada que não há sindicato dos trabalhadores desta categoria, apenas o sindicato patronal. Bom, recolhi a GRCSU para o MT. Agora, preparo uma rescisão e o termo pede o nome do sindicato. O que devo fazer? Por onde devo basear-me sobre outros aspectos, convenção coletiva....etc... Alguém, pode me ajudar?

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 09:27

Prezado Marcelo,

deixe-nos informados sobre seu caso, pois e interessante!

tem uma empresa cliente nossa que tambem é do sindpd, e acha esse sindicato abusivo! rs"
a mesma esta de alguma maneira tentando fazer uma manobra para trocar de sindicato, exatamente por não quer pagar os benefícios aos funcionários que o mesmo dispõe...

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Márcia Silva

Márcia Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 11:34

Vânia,

Entrei em contato com o sindicato patronal para saber se eles podiam nos ajudar, e fui informada que não havia na região. Então recolhi a contribuição sindical para o Ministério do Trabalho, mas agora na hora da rescisão me veio a dúvida, inclusive sobre por qual convenção seguir e ou se me baseio apenas pela CLT.

Agradeço pelo interesse em me ajudar,

Marcelo Henrique

Marcelo Henrique

há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 19:13

Comecei a ficar um pouco confuso, consultei um advogado e mesmo disse que é direito dos funcionários escolher quem deve representa-los desde que o representante atenda a categoria.

Entrei em contato com a sede mais próxima, a pessoa que me atendeu não soube responder minhas duvidas e pediu que eu ligasse mais tarde para falar com o diretor do sindicato.

Resolvi ligar para a sede de São Paulo e lá fui atendido e transferido para um dos diretores onde tentei explicar o caso, mal dei uma explicação superficial ele começou a citar exemplos de como as coisas funcionam, disse que a mudança sindical é complicada e citou o caso da IBM Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Link para a matéria, nisso se passaram uns 20 minutos então a ligação foi interrompida pois meus créditos acabaram e acabou que não consegui explicar meu caso.

Vou tentar entrar em contato novamente na próxima semana pois acredito que o nosso caso é um pouco diferente do da IBM pois conforme a matéria cita a CNAE dela indica que ela é uma empresa varejista enquanto a empresa em que trabalho tem uma CNAE relacionada a TI especificamente uma representada pelo próprio Sindpd.

Infelizmente o horário de funcionamento do sindicato não é dos mais convenientes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade