x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.906

RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo (leis vigentes)

Elias J.

Elias J.

Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 16:00

Gostaria de saber qual lei que regulariza o pagamento a autônomos.

Por exemplo, um profissional autônomo presta uma consultoria mensalmente a uma empresa, não tendo nenhum vínculo com a mesma. Posso pagá-lo com RPA? Há algum limite de RPA's que posso fazer? No contrato firmado com este profissional tenho um limite de tempo de serviço? Deveria ser exigido do profissional uma nota fiscal? Qual é a melhor opção?

Obrigado.

EVERSON MENEZES VAZ

Everson Menezes Vaz

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 17:33

Certo Elias.

Quanto à sua duvida sobre a legislação... isso vai depender do tipo de serviço executado.

Se o profissional possuir um CNPJ (empresa de consultoria), é melhor fazer pela empresa, pois voce nao teria que pagar a parte patronal do INSS dele, caso sua empresa não seja optante do simples ou CEI.

A diferença de autonomo RPA e prest. de serviço com emissao de NF é nos impostos mesmo.

Att

EVERSON MENEZES VAZ
CONSULTOR DE RH

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade