x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 5.889

Contrato de Experiência acabou no sábado, então fui na segun

Felipe da silva

Felipe da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:09

Meu contrato de experiência acabou sábado passado dia 09/08 mas fui na empresa me demitir na segunda (11/08), pois já que a área administrativa da empresa não funciona nos finais de semanas, pensei que não teria ninguém lá. Chegando lá na segunda, me falaram que por já ter passado do período de experiência meu contrato agora é indeterminado, portanto não receberei FGTS e etc. Ao indagar sobre o funcionamento do RH da empresa no sábado, me disseram as seguintes palavras \”nós do RH não trabalhamos nos finais de semana, mas o gerente de vendas ou algum assistente sempre está por aqui nos sábados, seu dever era ter vindo aqui no sábado\”. E agora o que faço? Pois além de não receber o FGTS retido, os saldos que eu poderia ganhar como comissões (sou vendedor) vão ser abatidos pois não irei cumprir aviso prévio. A empresa está certa ao fazer isso? Cumpri com todos os meus deveres e só fui lá na segunda pois não funcionava o RH no sábado. :(

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:17

Felipe,

Essa é uma questão complicada.

O que deveria ser feito, era informar a empresa na sexta-feira que não iria mais continuar trabalhando.

Se estivesse documentado, ou seja, se tivesse escrito uma carta informando seu pedido de demissão com assinatura do funcionário do RH, você teria condição de brigar pelos seus direitos.

No caso apresentado, a empresa pode sim fazer a rescisão por pedido de demissão de contrato por prazo indeterminado (isso não é o correto na minha opinião, pois a empresa poderia ver também o seu lado).

Porém, como mencionado, o prazo para término de contrato acabou.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Marcelo de Sousa

Marcelo de Sousa

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:23

Oi,

Por mais injusto que possa parecer a empresa está correta.
Agora ela pode entre outras coisas exigir que você cumpra o aviso, ou descontar se acaso for indenizado

Atenciosamente,

Marcelo de Sousa

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer"
Santo Agostinho
Felipe da silva

Felipe da Silva

há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:24

Olá, Kleber. Obrigado por responder, na última semana antes do contrato expirar, eu estava doente devido aos estresses que passei por lá e estava de atestado. A empresa me ligou perguntando quando eu voltaria e aí eu disse que segunda eu iria lá mas que não pretendo voltar mais a trabalhar e que queria encerrar meu contrato de experiência. Então a moça do RH disse "Então ta, te esperamos na segunda" e pronto, foi isso. Apareci segunda e ela vem com esse balde de água fria falando que eu deveria ter vindo no sábado, mas porque diabos eu iria no sábado pois se eles mesmo assumem que o setor de RH não funciona neste dia? Por que eu deveria pensar que algum gerente de vendas poderia me atender? Meu pensamento está errado assim? Eu pensei em ir na sexta mas quando pesquisei bastante na internet sobre isso vi que eu seria obrigado a assinar a data do dia, na qual seria considerado demissão antes do fim da experiência. Por isso fui só depois. Existe alguma forma de recorrer ou não posso fazer nada pois eles estão se aproveitando dessa falta de esclarecimento da lei?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:27

Felipe,

O que tem a fazer é entrar em contato com seu sindicato, pode ser que eles tenham alguma saída.

Olhando por cima, apenas com as palavras mencionadas por você, infelizmente se a empresa ´´bater o pé´´ ela estará correta.

Mas como informei, entre em contato com o sindicato, exponha sua situação e veja o que fazer com a ajuda do seu sindicato.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Marcelo de Sousa

Marcelo de Sousa

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:29

Oi, Felipe

A melhor opção é ver qual o sindicato que representa os empregados dessa empresa e ir até lá para ver o que eles conseguem.

O Sindicato pode te auxiliar nessa questão

Abçs

Atenciosamente,

Marcelo de Sousa

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer"
Santo Agostinho
Felipe da silva

Felipe da Silva

há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:30

Marcelo e Kleber. Obrigado por responder novamente. Mas tenho uma pergunta mais idiota ainda: como sei qual é o meu sindicato? Já vi desconto no contra-cheque escrito "Contribuição sindical" mas nunca fui atrás de uma resposta. Neste emprego meu cargo era de vendedor, sou de Brasília.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:34

Felipe,

Imagino que sua empresa é de comércio correto?

Pesquise o sindicato do comércio de sua cidade, pode ser que haja mais de um sindicato com nomes parecidos, se acaso não conseguir encontrar respostas, deve pedir a empresa que trabalhava o contato do sindicato.

A empresa não pode negar a prestar essa informação.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 17:38

Felipe,

No meu ver, o problema maior não é o FGTS retido, pois como estava na experiência, o valor depositado não deve ser tão grande.

O problema maior é descontar um mês de salário seu a título de aviso prévio indenizado, pois como você mesmo mencionou, não irá cumprir o aviso prévio.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade