x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.805

Desconto atrasos

Daniela Marques Sete

Daniela Marques Sete

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 18 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 18:40

Boa noite colegas!

Sabe-se que qd um funcionário falta injustificadamente é descontado o domingo.
E qd o funcionário sempre chega atrasado o que poderia ser descontado além das horas como forma de punição?

Grata,
Daniela.

"Mentes criativas sempre sabem sobreviver a qualquer tipo de mau treinamento!"
Maricleide Medina Marques

Maricleide Medina Marques

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 15:39

Boa Tarde Daniela, talvez seja o momento de conversar com este funcionário e ver os reais motivos do seu atraso, pois um funcionário descontente é mais do que comprovado que é prejuizo para Cia, e o Bom senço leva a crer que um boa converssa e psicologia entende-se o que esta ocorrendo em que a empresa possa ajudar, pois a empresa pode ajuda-lo como parte social, caso percebeam que é porque ele esta forçando uma demissão entao algumas empresas adota o critério interno de 10 a 15 minutos de tolerancia até 20 minutos no máximomais o prache é 15 minutos, descontado em salario se houver se passar deste horário cabe advertencia, verbal, por escrito suspenção e justa causa, acho que seria o extremo. pois fica a dica...

Cláudia Rocha Vianna

Cláudia Rocha Vianna

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 17:57

Boa tarde colegas,

Concordo com você Maricleide, mas algumas empresas, com base na convenção coletiva da categoria, descontam o DSR (Descanso Semanal Remunerado) se um funcionário tem atrasos superiores à 15 minutos semanais.

Daniela, verifique a Convenção Coletiva da Categoria, e veja se tem alguma clausula que diga respeito à tolerância de atrasos e seus descontos.

GILDEMARA LEAL SANTOS SOUZA

Gildemara Leal Santos Souza

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 11:34

Trabalho no RH de uma empresa e alguns funcionários atrasam bastante todos os dias. Verifiquei na CLT que a empresa pode tolerar os atrasos até 10 min diarios e que passando de 30 min de atrasos mensal a empresa pode descontar o seu descanço remunerado, porém alguns funcionários aqui questionam isso, apesar da empresa nunca ter descontado atraso remunerado deles. Aqui temos cartões de pontos manuais, ou seja a funcionária que fica na recepção anota os horários de todos que chegam e os funcionários questionam pq o cartão nao pode ficar com eles para eles mesmos anotarem seus horários.


Desde já agradeço.

Mara

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies