x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 966

Direitos Trabalhistas.

BRUNA APARECIDA PEREIRA YEGROS

Bruna Aparecida Pereira Yegros

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 17:30

Olá , estou com uma duvida fui mandada embora do meu emprego porém eles me informaram que minha rescisão foi feita com meu salário antigo de R$829,00 (COMERCIAL) sendo que meu salário foi alterado um mês antes de ser despedida para R$1.200,00 . O quê eu realmente tenho dúvida é assim se meu acerto tem que ser feito pelo meu ultimo salario ou pelo o antigo ??? Porque estão me alegando que o certo é pelo o antigo !!

Att.
Bruna

Alan

Alan

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 22:31

Gesiel, o recolhimento do FGTS para doméstica é opção do empregador, no valor de 8%, não descontando nenhum porcentual do empregado. Lembrando que se há recolhimento uma única vez, este deve ser considerado até o final do contrato, incidindo também na multa rescisória de 40% do FGTS caso ocorra a dispensa sem justa causa.

Bruna, todos os cálculos rescisórios aplicados é sempre considerando o último salário percebido. No seu caso então, deve-se considerar o valor referido de R$ 1.200,00. Lembrando que se houve médias (horas-extras, comissões) estes também incidem no cálculo da rescisão, em férias proporcionais e vencidas (se tiver), 13 salário e aviso-prévio indenizado.

Abraços!

Alan

Alan

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 12:08

Existem duas ocasiões consideráveis na rescisão contratual, aviso-prévio indenizado ou aviso-prévio trabalhado. Deve-se verificar no comunicado de dispensa, qual foi a opção do empregador ao dispensá-la.

Lembrando que as duas possibilidades são aplicadas somente no contrato por prazo indeterminado, ou seja, se estiver ainda no período de experiência, inexiste o aviso-prévio.

Considerando o Aviso-Prévio Indenizado, o empregador tem a obrigação de indenizá-la no valor de um salário, pago na rescisão contratual, em verbas rescisórias.

Para o Aviso-Trabalhado, você trabalhará normalmente no Mês, receberá seu salário fora da rescisão e mais os dias trabalhados no mês da dispensa, que virá como Saldo Salarial (usando como entendimento uma dispensa no meio do mês).

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade