x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 588

Rescisão de contrato

Rangel

Rangel

Iniciante DIVISÃO 1 , Corretor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 13:35

Olá pessoal estou fazendo rescisão de contrato e estou com dúvidas, sou comissionado como funciona isso?
Quanto daria minha rescisão?
Período trabalho: 01/02/2013
Data do aviso:01/08/2014 aviso trabalho fim 31/08/2014
não tenho férias vencida
Antepenúltimo salário: R$ 1207,00
Penúltimo: R$ 858,00
Último: R$ 1700,00

Como fica?
Dispensa sem justa causa.

TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 09:02

Bom dia Rangel

Primeiramente é importante observar no sindicato de sua categoria o que diz na convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, sobre a forma de apurar as médias de comissão para cálculo rescisório, cálculo de férias e 13º salário.

Exemplo: onde trabalho, nosso sindicato estabelece para fazer a média da comissão dos últimos 12 meses (somar todas as comissões de todos os meses e tirar a média, dividir pelo total de meses somados - 12) e fazer também a média dos últimos 3 meses. A que der maior é a que será considerada como base de cálculo.

Visto, a forma prevista em documento coletivo, e encontrado o valor da média, esse será a base de cálculo para sua rescisão contratual.

admissão: 01/02/2013
último dia: 31/08/2014

Direitos:
Valor da comissão ref. a 08/2014
8/12 de 13º salário (calculado com base na média da comissão apurada - base de cálculo / 12 x 8)
7/12 de férias proporcionais (calculado com base na média da comissão apurada - base de cálculo / 12 x 7)
1/3 férias (valor das férias proporcionais / 3)
algum outro provento se houver (como gratificação, etc)

menos os descontos legais (inss, vt, etc) = valor líquido a receber pela empresa na rescisão.

além desse valor, terá direito ao FGTS+40% da multa paga pela empresa e seguro desemprego se for dar entrada para receber.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade