Ernani Santhos
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico InformáticaPor favor, seria possível me informar qual a legislação reguladora, decretos, portarias, instruções normativas e etc?
Obrigado.
respostas 4
acessos 4.982
Ernani Santhos
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico InformáticaPor favor, seria possível me informar qual a legislação reguladora, decretos, portarias, instruções normativas e etc?
Obrigado.
Rodrigo Mendonça de Moraes
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosBoa tarde!
O Artigo 74 da CLT, , em seu parágrafo 2º, estabelece a obrigatoriedade, nos estabelecimentos acima 10 empregados, do registro de ponto, mas sendo recomendável em todos, pois o ônus da prova, em uma ação trabalhista, é do empregador.
O Art. 62 da CLT estabelece quais empregados não estão obrigados ao registro de ponto.
A portaria nº 1.120 de 08 de novembro de 1995 do Ministério do Trabalho (DOU de 09-11-95), abre a possibilidade para a adoção de um controle mais simplificado de jornada de trabalho em comum acordo entre empregados e empregadores, desde que autorizados por convenção ou acordo coletivo de trabalho, como vemos na íntegra a seguir:
A portaria nº 3626 eliminou todas as exigências formais do ponto, basta fazer constar no cabeçalho o nome do empregado, a hora de entrada, saída e os descansos.
A Lei 10.243/2001 estabelece que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
Art. 71 da CLT - intervalo para descanço.
PORTARIA Nº 42, DE 28 DE MARÇO DE 2007 - Disciplina os requisitos para a redução de intervalo intrajornada.
é bom dar uma olhada na NR 17 sobre check-out
Bom.. acho que é isso
Abraço!
Ernani Santhos
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico InformáticaBoa tarde, Rodrigo!
Não me referia ao ponto eletrônico e sim o registro de empregados, para substituição do Livro Registro de Empregado ou das Fichas de Registro.
Há algo que possa me informar?
Rodrigo Mendonça de Moraes
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosNossaaaa Colega.. eu viajei longe!!! rs
Bom pelo menos vc ja tem tudo sobre ponto eletronico.. rs
A informação correta é Portaria n.º 41, de 28 de março de 2007
Dispõe sobre a informatização do registro de empregados e demais dados relativos ao contrato de trabalho.
Att e desculpe o equivoco
Filomena
Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a)Rsrsrsr..
Rodrigo, informações nunca é demais né.. rsrs
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade