Creusa B Ribeiro
Iniciante DIVISÃO 2 , DomésticaBoa tarde,
Trabalhava registrada desde 05/1986, depois que tive meu filho, não tinha com quem deixá-lo e fui trabalhar como Empregada doméstica -cuidadora de idosa, para uma senhora que morava no mesmo bairro que eu ( que possibilitava levar meu filho pequeno junto), eu não era bem doméstica pois eu cuidava dela, das coisas dela , da comida, levava ao médico , ao supermercado, a fisioterapia e arrumava a casa diariamente, trabalhava de segunda á sexta,e no final de semana ele vinha ficar com a mãe eles colocaram duas vezes por semana ia uma faxineira para fazer o serviço mais pesado, assim eu poderia fazer companhia para a mãe dele. Na época o filho dela queria me registrar, mas eu achava que ia "sujar" a carteira, pois quem trabalhava como doméstica não tinha muito estudo e iria dificultar futuramente para que arrumasse outro emprego.
Trabalhei desde 02/2005 até 05/2010, quando ela veio a falecer.
Agora vejo que estava muito errada, pois o Filho dela casou-se e me chamou novamente para cuidar do bebezinho deles, e com essa nova lei, ele disse-me que PODERIA Me registrar desde o tempo que cuidei da mãe dele, pois era ele mesmo quem me pagava e ainda tenho os recibos guardados, e combinamos que ele pagaria metade e eu a outra metade dos INSS atrasados, e que daqui para a frente recolheria normalmente, inclusive FGTS.
1 - Ele pode registrar minha carteira? Já possuo o PIS cadastrado.
2 - É só ir no INSS fazer as contas de quantos vamos pagar? ELES parcelam? Ou só é a Vista?
3- Ele pode fazer tudo pela internet( qual o SITE) ou tem que pagar um advogado ou contador para fazer o registro?
4 - Aqui na minha região não tem sindicato das domésticas onde procuro ajuda?
5- Ele vai ter que pagar alguma multa por isso, pois falaram que á partir de agosto, seria cobrado multa?Não quero prejudica-lo pois são ótimos patroes, me tratam como se fosse da família. Por isso fique com dúvida de procurar o ministério do trabalho e dar algum problema para ELE.
Obrigada, Aguardo contato (resposta)