Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 611

Convenção Coletiva

Tatielen Bristot

Tatielen Bristot

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 16:29

Olá, pessoal. Seguinte, veio a Convenção Coletiva aqui para nós, mas como so funcionarios ja estão com um salario bem acima do piso salarial da categoria , o nosso cliente não quer aplicar o reajuste de 8%, gostaria de saber, se existe algum tipo de declaração que eu posso fazer para ele assim, porque depois, na hora de uma rescisão e tudo mais, vai cair em cima do escritório. Obrigda
CurtirCurtir ·

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 16:36

Tatielen , você pode fazer um oficio informando a empresa o procedimento correto para o proprietário colocar o ciente assumindo o riscos por não querer conceder o aumento aos funcionários.

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 16:39

Tatielen,

Se a CCT publicou o dissidio a empresa é obrigada a conceder o mesmo aos funcionários! e com certeza haverá problemas na hora de homologar, ou em uma eventual fiscalização, e o prejuízo ainda sera maior!

Deixe o empregador ciente de todas as possibilidades, formalize e guarde o mesmo como e-mails e tudo mais, faça também uma declaração de responsabilidade por parte do empregador e peça para o mesmo assinar, para amanha ou depois a bomba não vir para o escritório!



att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 16:42

Tatielen,

Tente ver com o sindicato se eles disponibilizam um informativo, com os riscos de não conceder o dissidio aos funcionários e anexe junto ao termo de responsabilidade!


att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"

Visitante não registrado

há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 16:43

Boa tarde Tatielen,

Em regra as Convenção Coletivas trazem uma tabela contendo o PISO SALARIAL e para os trabalhadores que recebem acima do piso existe um percentual estipulado para que estes também tenham o reajuste.

Para se resguardar contra qualquer questionamento futuro, visto que não há interesse por parte do seu cliente em reajustar o salário do pessoal , peça que ele procure o sindicato, que tal desejo dele tenha o aval do Sindicato dos Trabalhadores.

Caso ele consiga algum tipo de aceite do sindicato, EM PAPEL TIMBRADO, ASSINADO E CARIMBADO e deixando uma cópia com você no escritório, tudo bem. Porém fora isso, não assuma qualquer responsabilidade, nem oriente que ele deixe os empregados sem o devido reajuste.

Infelizmente os empregados não tem culpa de estarem ganhando bem acima, isso só reflete a falta de um plano de Cargos e Salários dentro da empresa dele.

Att.

Maysson Oliveira

Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 17:04

Oi Boa tarde Tatielen.
Pegue a convenção coletiva essas informações constam na mesma.

Veja com o diretor da empresa ou responsável como encontra-se a ctps dos funcionários, já estão atualizadas?
Sabe porque?
Podem ser compensadas todas as antecipações concedidas, ressalvados os aumentos concedidos expressamente a título de promoção, término de aprendizado.
Então dependendo da situação você pode registrar os aumentos que já foram concedidos como antecipação desse dissídio, claro deve-se observar nesse caso a ctps dos mesmos para essa possibilidade, claro que todo caso é um caso leia a convenção e converse com seu cliente para tentar atender essa necessidade de forma ética.

Se o salário encontra-se até mesmo acima do previsto o seu cliente esta correto seria o caso apenas de agora verificar os aumentos salariais ocorridos após o último dissídio e se estão e como estão registrados para aplicar a sugestão citada acima.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade