x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 30.741

Atestado sem CID

Mirtes Watanabe

Mirtes Watanabe

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 20:07

Hj, 2014, as empresas são obrigadas a aceitarem atestado médico sem CID, a não ser que o funcionário permita a colocação do CID. Porém, se no decorrer de 60 dias ou mais, por má fé, o funcionário somar vários atestados sem CID, como proceder? Como vou saber por qual doença é para encaminhá-lo para o auxílio-doença? E se não for para o auxílio-doença, como proceder para sabermos se é ou não má-fé, pois muitos a usam como bolsa-preguiça! Há alguma maneira legal para punir ou coibir tal prática? Desde já, obrigada!

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 08:29

Mirtes Watanabe, bom dia!

Pelas suas informações já percebo que tem estudado esse caso, então já sabe que a legislação não prevê um equilíbrio para esta situação, cabe neste caso ao empregador primeiramente, comprovar a veracidade dos atestados (a soma de 60 dias indica um problema continuo), isso que estou considerando que nesses atestados a ausência do trabalho não foi superior a 2 dias.
Existindo a procedencia dos atestados, será necessário "garimpar" informações, inicialmente com o próprio empregado, posteriormente com o Hospital e não obtendo sucesso eu sugiro que procure auxílio no próprio CRM e consulte um advogado, pois somente gerar o afastamento poderá causar uma ação trabalhista.

Ou seja, você não tem muitas opções.

FABRICIO SILVA

Fabricio Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 15:01

Infelizmente nesse caso não vejo saída, mas é importante que você verifique de que clínica/hospital, especialidade do médico, estão vindo os atestados. Se você constatar que é sempre do mesmo médico, mesmo tipo de clínica, encaminha para o INSS com o pedido de auxílio doença, lá o INSS fará o levantamento, pois os médicos dessa entidade sim poderão perguntar/levantar qual é o problema da pessoa e conceder ou não o benefício. Tenho feito isso e tem dado certo, esse ano mesmo me aconteceu isso.
Por exemplo, no intervalo de 60 dias seu funcionário lhe entrega vários atestados e, em dois ou mais, cuja soma de dias de afastamento já possa dá entrada no INSS, são de uma clínica de ortopedia, você já encaminha para o INSS.

Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 10:11

Sugiro que logo após esse vários atestados que podem ser de "má fé", encaminhe o funcionário ao médico do trabalho, para que ele possa falar para o empregador se realmente o funcionário está ou não com algum problema.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Mirtes Watanabe

Mirtes Watanabe

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 00:58

Boa noite. São atestados de 1,3,5...7 dias...eles não contém CID. São verídicos e sempre de lugares diferentes. Posso instituir uma lei interna em que só será abonado atestados com CID? Qdo ligou nas clínicas e AMAS, eles dizem que não podem fornecer a informação por sigilo paciente-medico!!!!! Mas o CID se faz necessário para, se necessário, solicitar o auxílio-doença, pois no formulário esta informação é exigida. O que fazer? Obrigada.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 13:17

Mirtes Watanabe,

Sugiro que procure auxílio jurídico, pois a exigência do CID, mesmo que internamente, é contrário a legislação.
Contate o CRM, ANS, o mais estranho é que em todos os casos ninguém colocou o CID, neste caso pode ser por solicitação do próprio paciente o que complica sua situação.

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 13:27

Mirtes Watanabe ,

Respeitando que os afastamento de auxílio doença com o somatório de atestados, tem que se dentro do prazo de 60 e o somatório é superior a 15 dias. "SEMPRE O INSS ACEITOU MEUS PEDIDOS DE AFASTAMENTOS " mesmo os atestado não contendo os CID'S. Não custa nada tenta afastar o funcionário.

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 14:24

Também já solicitei afastamentos com atestados sem CID, e deu certo! Pedi para que o funcionário, levasse todos seus exames, e atestados para o perito para que pudesse avaliar.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 14:35

Também já deferi pedidos de auxilio doença sem CID, até mesmo porque se o empregado solicitar que o CID não seja preenchido o médico não deve preencher.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Eduarda

Eduarda

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 14:21

Boa tarde!
Uma funcionária faltou mês de maio e hoje trouxe atestado abonando a tarde de um dos dias da falta, porém ja até foi pago FGTS. Nesse caso faço reembolso agora ou pode ser junto com a folha de junho?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade