x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.147

Funcionária Afastada

Shirlei Santini do Nascimento

Shirlei Santini do Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2006 | 10:24

Comecei a pouco tempo fazer a folha de pagamento da minha empresa e preciso muito da ajuda de vcs.
Tem uma funcionária na empresa que fez uma cirurgia e o médico a afastastou por três meses. O último dia trabalhado da mesma foi 28/07/2006, então no meu sistema eu coloquei a data do afastamento 12/08/2006 por periodo superior a quinze dias, só que o salário do mês 08/2006 eu paguei normal os 30 dias. Gostaria de saber como eu faço com o pagamento dela referente a este mês 09/2006? O que eu preciso lançar no holerith da mesma? estou super perdida!Mesmo ela estando afastada eu preciso recolher INSS dela?Como eu falo para recolher a Guia do FGTS eu preciso informar que a funcionária está afastada?

ALIANÇA CENTRO EMPRESARIAL CONTÁBIL

Aliança Centro Empresarial Contábil

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 19 setembro 2006 | 14:34

Olá Shirlei,

o correto é a empresa pagar os 15 primeiros dias do afastamento, ou seja, do dia 28/07/2006 até o dia 11/08/2006 - O holerith do mes 08/2006, voce deveria pagar somente 11 dias ( que a empresa está obrigada a pagar até o dia 11/08/2006 ).
No holerity do mes 09/2006, não irá sair salário nenhum, porque a partir do dia 12/08/2006 ela ficará afastada pelo INSS. Do período de afastamento do INSS ( que é o dia 12/08/2006 ) até a data da alta médica ( que depende do laudo do médico perito do INSS ), não há incidencia do INSS e nem do FGTS, ou seja, voce não precisa recolher nenhum dos dois impostos. Não se esqueça de que voce tem que informar na GFIP a ocorrencia do afastamento pelo INSS.
Abraço
Paulo

ALIANÇA CENTRO EMPRESARIAL CONTÁBIL E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMINIOS.
Paulo César Martins
e-mail : [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.