Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.793

Dividas de empresa (INSS, FGTS e outros)

Darlan

Darlan

Iniciante DIVISÃO 5 , Carpinteiro
há 10 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 21:10

Queridos, preciso de uma luz de vocês!
Esta comunidade é uma benção, leva informação verdadeira e séria a quem precisa.

Meu pai está em débito com sua empresa (é uma pequena empresa, uma serraria, dois funcionários, 3 anos de registro), meu pai não pagou nada nos últimos 2 anos, nem seu próprio FGTS, nem INSS, nem INSS dos funcionários nem nada. Eu era um desses funcionários.
Agora saí da empresa, mas estou preocupado com a situação de meu pai. Estou querendo dar baixa na minha carteira, e talvez façamos isso sem pagar as dividas da empresa, que está em cerca de 10 mil. Nem eu nem meu pai temos este dinheiro.
O que me dizem?

1º Se esta dívida ficar pendurada, algum dia ela arquiva (é esquecida) ? º

2º Dá algum problema dar baixa na minha carteira sem pagá-las?

3º Para meu pai, é muito perigoso ficar com essas dívidas (digo que o outro funcionário também é uma pessoa boa e de confiança)?

4º Corremos o risco de ter algum imóvel leiloado ou penhorado por conta das dividas?

Agradeço muito se puderem me orientar!
Por favor respondam todas as perguntas que fiz aqui se possível.

Sucesso a todos!

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 11:05

Bom dia

Darlan,

1º Se esta dívida ficar pendurada, algum dia ela arquiva (é esquecida) ? º
Essa Duvida nunca sera esquecida

2º Dá algum problema dar baixa na minha carteira sem pagá-las?
dar baixa na sua carteira primeiro terá que fazer a rescisão, pelo visto sua carteira já esta assinada a mais de um ano, então você terá que ser homologado, não vai conheci fazer a homologação sua e nem dos outros sem quitar a divida do FGTS.

3º Para meu pai, é muito perigoso ficar com essas dívidas (digo que o outro funcionário também é uma pessoa boa e de confiança)?
se isso for prejudicial ao funcionário futuramente ele poderá colocar na justiça. existem varias formas de quitar essa divida em parcelas

4º Corremos o risco de ter algum imóvel leiloado ou penhorado por conta das dividas?
Quanto a isso não tenho muita certeza, mais ja vi empresa receberem Cobrança Judicial do INSS, com ameaça de penhora

Att: Priscila

Priscila R.Silva
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 15:12

Olá Darlan

O melhor caminho seria parcelar esses débitos e fazer os acertos aos poucos.
O INSS costuma enviar cobrança judicial vinculando o CPF do sócio da Empresa, que neste caso é seu pai.

Então, regularize o quanto antes.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade