Milena
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoalrespostas 76
acessos 325.721
Milena
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalFredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Milena,
Siga o passo a passo,
EX: Acesse o link CBO, escolha se quer pesquisar o cbo por título ou código, vamos por código (1210-10), selecione a opção Características de Trabalho, logo abaixo tem a descrição Formação e experiência
Viviane C. Rodrigues
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal Fredson Lopes bom dia!
Desculpe incomodá-lo novamente...
Então por exemplo, tenho um médico que exerce o cargo de administrador na clínica que é dele, devo colocar o cargo "administrador" mas com CBO de médico que é a formação dele, correto?
No caso a sócia administradora da lanchonete, encontrei um CBO de gerente de lanchonete, restaurantes etc. é relacionado à atividade dela e não à formação, já que pedagogia não tem nda a ver, é isso?
Desde já agradeço, Deus abençoe.
Milena
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia, Fredson!
Muito obrigada!!
Abraço
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Viviane C. Rodrigues bom dia!
Para não dar margem ou deixar brecha, aconselho a colocar o médico como diretor ou médico mesmo ao invés de administrador, pois para levar o nome de administrador é necessário formação e registro no órgão de classe ok, e assim segue a regra.
Viviane C. Rodrigues
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal Fredson Lopes
É o que consta no contrato social que colocamos...sócio administrador, administrador, empresário etc.
Não sei o que faço, tenho médico clínico, médico ginecologista...mas todos com cargos conforme acima.
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Viviane C. Rodrigues,
A nomenclatura administrador no contrato é para fins da representação junto a Receita Federal, podendo ser apenas 1 ou mais administradores.
Mateus
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalOlá,
Estou com um funcionário que trabalha em uma empresa de eventos, porém a empresa apenas faz a locação de equipamentos e ele faz a instalação, achei o 7311-50 - Montador de Equipamentos Eletrônicos e diz que a escolaridade requerida é de nível médio ( Ensino Médio, certo ? ) e pede curso básico até 200 hrs, esses curso são necessários ter ?
Obrigado !
Cláudio
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeNão, não vão exigir comprovante que tem 200hr de curso técnico. Não é pra tanta paranóia assim também, senão pira e surta rsrs
Mateus
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalCerto rsrs, Obrigado !
Milena
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia, pessoal!!
Tenho um colega gerente de vendas (CBO 142320), que quando admitido cursava gestão de micro e pequenas empresas,
no momento ele está com o curso trancado.
Conforme consulta das característica deste CBO
"Formação e experiência
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos)."
Tenho cadastrado ele com ensino superior incompleto, posso deixa assim ou devo alterar para ensino médio completo?
Posso continuar com o mesmo CBO, já que na ocupação consta formação de ensino regular?
Att,
Camila
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Depto. PessoalLuiz Gustavo Sousa Silva boa tarde!
A principio também achei bem conveniente em algumas situações, porem ao ler as características de trabalho houve controversas, e realmente não vemos possibilidade de utilizar este CBO nesta situação.
Abaixo o que diz as características.
1210 :: Diretores gerais
Condições gerais de exercício
Exercem suas funções em empresa (industriais, comerciais ou de serviços, inclusive bancos), organizações e instituições. São contratados na condição de empregados, com carteira assinada. Atuam em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Obs: Este foi o meu entendimento.
Camila
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia!
Então vamos resumir, se a empresa possui sócios sem ensino superior, estes não podem fazer retirada de pró-labore? Isso? Não se encontra um CBO para sócio com sem esse ensino, absurdo isso...
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Camila Juliana Meotti bom dia!
O sócio é um contribuinte obrigatório, o fato do mesmo não ter nível superior não quer dizer que não possa trabalhar na empresa, o pró - labore é a remuneração do trabalho desempenhado pelo sócio na empresa, logo estas atribuições tem que esta relacionada um respectivo CBO que atenta a tal demanda.
EX, o sócio administrador para levar a nomenclatura de administrador o cbo exige que tenha nível superior em administração e para exercer esta profissão deve ser cadastrado no órgão de classe.
Camila
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá Fredson Lopes, mas então se ele for o sócio que trabalha na empresa, por exemplo: um sócio que "administra" sua empresa, em questão de finanças, vendas, em geral, tudo. qual o CBO usar? Pois não tem CBO que corresponda a sócio se não for aqueles que exige superior completo. Acredito que 90% das empresas estão com dúvidas quanto a isso, e quero ver se vai ter solução. Porque, quando vamos fazer um pró-labore, temos que descrever a função de tal, ai por exemplo, não poderemos escrever sócio administrador e sim vendedor (se for o caso). Como podemos entender isso... acredito que está tudo muito confuso...
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Camila Juliana Meotti,
Vejamos, digamos que tenho um sócio que o ramo da atividade da empresa seja comercio;
5211-05 - Vendedor em comércio atacadista
Condições gerais de exercício
Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Formação e experiência
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias; nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.
Camila
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Fredson
Então ele não seria Sócio, ele seria: "Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais."
Também não se encaixa, não acha?
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Camila Juliana Meotti,
Nas famílias de cbo, quando não temos um como a descrição que desejamos utilizamos o mais próximo e colocamos a nomenclatura que desejamos, sendo assim você utiliza o cbo 5211-05 com nomenclatura sócio, diretor ...
Paulo Crespo
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar AdministrativoEstou com uma baita dor de cabeça, estou atualizando as informações dos sócios, estou com uma situação aqui que é uma escola, onde os sócios são marido e mulher, o cara tem sua formação tudo normal conforme demanda, mas a esposa só esta na sociedade por estar, só de nome mesmo, como cadastrar a esposa? qual cbo usar? complicado isso.
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Paulo Crespo bom dia!
A principio você precisa saber as atribuições que a sócia desenvolve na empresa, partindo disso você enquadra ela no cbo adequado.
Iolanda Pereira Menezes
Prata DIVISÃO 3 , Analista PessoalBoa tarde!
Consegui esclarecer, estava indo por essa linha mesmo de raciocínio.
Elisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa tarde!
Contribuindo com o tópico.....
Quando fizer a busca no site do MTE para CBO de empresário digite empregador, aparecerão muitos cargos ligados a proprietário de empresa.
Ricardo Henrique
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia,
Eu sempre coloco na descrição o cargo como "diretor", posso continuar colocando na descrição este nome e usar o CBO 141410 - Comerciante varejista, por exemplo em uma empresa de comércio varejista de calçados?
Paola Bispo dos Santos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Sim Ricardo, estou fazendo isso, mas em empresas do ramo do comércio varejista apenas.
Minha dúvida é em relação as prestadoras de serviços, como e qual cód usar?
Muitos não tem ensino superior...
Alguém pode me auxiliar?
Obrigada!
Ricardo Henrique
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Paola, bom dia.
Quando tem ensino superior, independente do ramo tenho usado o cargo "diretor" CBO 121010 Diretor geral da empresa.
Quando não tem ensino superior, estou igual a você, no ramo de comércio e afins o CBO de comerciante, mas nas empresas indústria e prestação de serviços não sei qual código usar.
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Paola Bispo dos Santos / Ricardo Henrique bom dia!
Qual cnae da empresa?
Ricardo Henrique
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Fredson, bom dia.
Por exemplo, empresa com CNAE 4930-2/01 Transporte Rodoviário de Cargas, onde os sócios não são os motoristas, somente os empregados dirigem os caminhões.
Outro CNAE 2539-0/01 Serviços de usinagem, tornearia e solda, os sócios só atuam na parte administrativa.
Outro CNAE 1052-0/00 Fabricação de Laticínios, também não encontrei CBO correspondente.
Paola Bispo dos Santos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)São algumas empresas... No ramo de academia ( 9313-1/00), escola de ensino infantil ( 8512-1/00) e etc.
Então por isso gostaria de saber se existe a opção de por um cargo que não necessite de ensino superior, visto que nesses casos eles não possuem...
Obrigada!
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Ricardo Henrique,
Vejamos;
Chefe de armazém (técnicos em transportes rodoviários) - 3423-15 - não exige nível superior
Encarregado de usinagem de metais - 7201-50 - não exige nível superior
Trabalhador de tratamento do leite e fabricação de laticínios e afins - 8415-05 - não exige nível superior
------------------------------------------------------------------
Paola Bispo dos Santos,
Profissionais da educação física - 2241 - Exige nível superior
Diretor de centro de educação infantil (creche e pré-escola) privado - 1313-05 - exige nível superior.
Diretor Técnico: Segundo o art. 62 da LDB, a direção da instituição de educação
Infantil será exercida por profissional formado em Curso Normal Superior para o
Magistério em Educação Infantil ou em nível de Pós-Graduação em educação;
Caso os diretores não tenham a formação exigida para tal, aconselho a entrar em contato com o MTE para maiores esclarecimentos e como proceder nestes casos.
Lucciana Septimio
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Neiriluce, também estou com o mesmo problema, você descobriu?
CBO para empresário que é prestador de serviço e não é comerciante, e que não tenha nível superior?
esses que foram citados aqui, são para nível superior ou comerciante, não servem para esse caso específico.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade