x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 14.961

Limitar prazo para entrega de atestados médicos

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 08:46

Pessoal, a empresa insiste em querer limitar o prazo para que seus trabalhadores entreguem o atestado médico.

Pelo que sei não há prazo legal, a empresa não pode de forma alguma estabelecer esses prazos.

Acontece que o empregador não aceita este e fato e até já afixou em mural o aviso de que só serão aceitos atestados entregues num prazo máximo de 24 horas.

Caso um trabalhador fotografe este aviso e faça uma denúncia ao ministério do trabalho que tipo de problemas tal empresa pode vir a ter?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 09:00

Bom dia Vinicius!
Infelizmente eu tenho que discordar com você sobre poder ou não limitar ou impor datas para a apresentação do atestado medico.
Você já viu se na sua CCT tem alguma coisa que fale isso?????

Na CCT que rege minha empresa, está assim:

Clausula 12ª. - Entrega do Atestado Medico para a empresa........

1 - 1 (hum) dia, se o A.M. for emitido em dias uteis
2 - 3 (tres) dias corridos se A.M. emitidos na 6ª Feira, Feriados ou Finais de Semana
Obs: Considera-se dia de inicio da contagem dos prazos indicados nos incisos anteriores, o 1º dia posterior ao dia da emissão do A.M.

Em caso de impossibilidade de entregar o A.M., o empregado deverá comunicar a empresa por outros meios eficazes......

Ou seja, depende muito da Convenção Coletiva de Trabalho que rege sua empresa.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Angélica Petry

Angélica Petry

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 11:23

Vinicius,

Caso não conste em sua CCT nada a respeito. O prazo que consta no regimento interno da empresa é que deve ser respeitado. Se ela estabelece um prazo de 24 horas para ser comunicada, cabe aos empregados aceitar.

*Discordo de um prazo tão curto, poderia ser 48 hs, sem contar os finais de semanas e feriados.
Mas, vendo pelo lado da empresa que fica sem saber se o empregado está faltando, atestado, ou outro motivo, quantos dias não poderá contar com o empregado, é complicado para a empresa.

At.

Angélica Petry
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 11:34

Vinicius,

Fico com uma opinião dividida.

A empresa pode sim querer estabelecer um regime interno dentro da mesma. porem o mesmo não protege a empresa em caso de uma eventual reclamação trabalhista feita por algum funcionário. Acredito que se essa briga for parar na justiça, a causa é perdida pela empresa, e terá de pagar o preço por isso. Atente-se no caso de tentar demitir um funcionário com justa causa por abandono? ja se atentou aos riscos e procedimentos a ser tomado pela empresa antes? tendo base isso, o meu ponto de vista essa imposição por parte da empresa e irregular, e trara problemas futuros...

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 17:04

Vinicius,

Concordo, e ainda acredito que a empresa possa vir a ter problemas mediante uma reclamação trabalhista!

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade