x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.976

Cartão de ponto

JOSE DE PAULA LIMA

Jose de Paula Lima

Iniciante DIVISÃO 3 , Chefe Recursos Humanos
há 17 anos Segunda-Feira | 7 abril 2008 | 10:16

Bom dia, pessoal. Trabalho no depto pessoal e temos registro de ponto eletrônico. Gostaria de saber se posso exigir dos funcionários que troquem de uniforme antes de bater o ponto. Ex. Horário de trabalho, início às 07:15, posso exigir a troca de uniforme antes de 07:15 ou o funcionário tem direito de bater o ponto e depois trocar de uniforme.
Agradeço a atenção.
Muito obrigado.

PEDRO COPPLA JUNIOR

Pedro Coppla Junior

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 16:59

A controvérsia gerada nesta situação é que o empregado realiza a troca de uniforme antes da marcação do ponto e o entendimento dos Tribunais, é que a troca deve ser feita após a marcação do ponto, computando este tempo como jornada de trabalho, sob pena do empregador arcar com eventuais horas extras.

Da mesma forma é o entendimento ao final da jornada de trabalho, onde o empregado deve fazer a troca do uniforme ao final do dia e só após, efetuar a marcação do ponto.

Concomitantemente ao exposto acima, o artigo 4º da CLT dispõe que considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.

Se o artigo 2º da CLT obriga o empregador a cumprir com as obrigações, também lhe dá, em contrapartida, o poder de Dirigir a prestação de serviços, ou seja, a Ele é dado todo o poder disciplinador sobre o empregado, estabelecendo normas, procedimentos e exigindo que estes sejam cumpridos.

Assim, cabe ao empregador se organizar logística e procedimentalmente de forma que, dentro do tempo de tolerância de marcação do ponto estabelecido por lei, antes do início e ao final da jornada de trabalho, o empregado realize a troca de uniforme.

A lei estabelece um tempo de tolerância de marcação de ponto de 5 (cinco) minutos antes e 5 (cinco) minutos após o término da jornada de trabalho, observado o limite máximo de dez minutos diários, o que, uma vez disciplinado, é suficiente para a troca de uniforme.


Espero ter ajudado

Pedro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade