x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 741

acessos 141.702

13º Salário - Dúvidas

Danilo Abrantes

Danilo Abrantes

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 19:38

Bom dia, Boa tarde/noite, estou com uma dúvida: Pago o 13º em duas parcelas, como devo calcular o valor dos encargos? Multiplico as alíquotas pelo valor total? ou multiplico as alíquotas em cada uma das parcelas?

Agradeço a ajuda!

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 12:07

bom dia


um funcionario foi admitido no dia 15/12/2015
ele recebe 1/12 avos de 13º???
visto que do dia 15 ate o dia 31 sao 17 dias.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 14:50

Julia Claret Ferraz

13º,1/12 avos de 13º
no caso eu teria que abrir a folha referente o 13º.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 16:02

Julia Claret Ferraz

pois é
q chato isso

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 13:15

Boa tarde Jessyca!

Que Gratificação foi essa? E foram quantas vezes?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 13:30

Na minha opinião não entra não.. se fosse uma coisa constante (mensal) aí eu incluiria o reflexo disso no 13º e nas férias, mas como foi uma coisa esporádica, não gera reflexo não.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Janice Macedo

Janice Macedo

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 09:20

Bom dia!
Um empregado será demitido amanhã, dia 15/03, com aviso indenizado. Como tem menos de 01 ano, a projeção será 14/04.
Neste caso, o empregado terá quantos avos de direito de 13º salário??
O direito é por ter trabalhado mais de 15 dias no mês??
Obrigada!
Janice

Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 09:52

Janice Macedo

Bom Dia.

Projecao de aviso previo contando com o dia 15/03 (30 dias) 13/04/2016 pagamento ate 14/04/2016, conforme nossa colega Leila, informou tera direito a 1/12 avos de ferias e decimo terceiro a mais devido aviso previo indenizado e 03/12 avos de ferias e decimo terceiro trabalhado.

Abs.


Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
leila duarte costa

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 16:26

Janice Macedo

A projeção do aviso é dada a partir da data do término do aviso, ou seja, do último dia trabalhado. Isso acontece em decorrência de ser aviso indenizado ok?

No seu exemplo como ele tem menos de 01 ano, o aviso será de 30 dias. Dessa forma, vc soma esses 30 dias junto com a data da dispensa. Ex: 15/03 + 30 dias.

Agora você perguntou se o aviso tivesse terminado dia 14/04, ele receberia 03/12 avos de décimo (tendo em vista que trabalhou até o dia 14, período inferior a 15 dias) + 01/12 de décimo indenizado.

Persistindo, volte a postar.

Leila
andreza

Andreza

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 10:52

Bom dia!

Estou com uma dúvida, para calculo de uma rescisão. O funcionário recebe salário fixo + variável (comissão).
Para o calculo do 13º salário eu irei fazer a média referente as 12 últimas comissões ou somente do incio do ano (01/01/16) pra cá? uma vez que em dezembro (20/12/15) foi pago pra ele a média referente 01/01/15 a 30/12/15.

obrigada.

Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 11:01

Andreza

Se voce pagou media de comissao em 12/2015 nao so considerar somente 2016 para decimo terceiro nao esquecer de verificar a correcao do indice INPC, para comissao isso se tiver em convencao coletiva.

Abs,

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
NADIA NASCIMENTO

Nadia Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 20:47

Pessoal, estou calculando o 13º salário antecipado de uma funcionária com salário fixo + variável (comissão). No decorrer deste ano, ela entrou de licença maternidade, momento em que foram feitas as médias dos últimos seis meses para pagar o salário maternidade corretamente. Agora estou calculando a primeira parcela do décimo dessa funcionária, além das médias feitas através do período em que ela trabalhou, devo fazer a média também do salário maternidade que ela recebeu? Desde já agradeço.

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 09:04

Uma outra questão..
Quando um funcionário voltou de férias foi feita a antecipação da 1º parcela do 13º dele, isso foi no mês 06.
Eu fiz da seguinte forma: metade do salário + média dos 6 meses + metade da insalubridade, está correto?

Se o adiantamento tiver ficado maior que deveria, terá algum problema na hora de homologar? Esse funcionário está sendo desligado da empresa agora e está abatendo o valor dessa antecipação.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 09:35

Jessyca

Entendo que não seja permitido pagar dessa forma, visto que a Lei que criou o décimo terceiro estabelece que a segunda parcela deva ser paga no dia 20 de Dezembro....

Obs: Para empregados domésticos é possível pagar somente uma parcela até o dia 30.11

Pammela

Quanto a média isso deve verificar qual é o tempo utilizado pelo sindicato, alguns usam 12 outros 6... Geralmente não dá problema pelo fato do adiantamento do 13º ter sido calculado um pouco a maior, visto que podemos considerar que as horas nesse período foram maiores, ou ele estar de desligando antes diminui os avos a ser recebidos....

Página 15 de 25

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.