FÓRUM CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO PESSOAL E RH
respostas 6
acessos 5.283
registro de funcionários em postos de gasolina
José Troglio Neto
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 15:21
Boa tarde pessoal!
Estive pesquisando no forum federal sobre postos de combustíveis e um de nosso amigos sugeriu, caso o posto tenha loja de conveniência, abrir duas empresas, uma como Simples Nacional(loja de conveniência) e o posto como lucro presumido ou real. Só que ao mesmo tempos ele falou que poderia registrar todos os funcionário do posto na loja de conveniência para baratiar os impostos. Pergunto: Isso é possível, registrar todos os frentistas na loja de conveniência já que ela faz parte do posto fisicamente mas é outra atividade ?
att.
Troglio Neto
Priscila Alquimedici
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 15:12
Jose,
Não tendendo muito bem sobre o assunto,
mais acho que seria uma so empresa com mais e uma atividade.
José Troglio Neto
há 10 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 15:29
Então Priscila, mas vc entendeu a situação colocada? Pois existe postos onde o proprietário do Posto arrendou o terreno inteiro, e dividiu o terreno onde uma parte ficou a loja de conveniência na verdade com duas atividades ( loja de conveniência e Posto de combustível ) e do outro lado outra empresa com a atividade somente de posto de combustível como a folha de pagamento só entra como despesa no lucro real na apuração do lucro o valor gerado não dá muito beneficio na dedução de imposto, por esse motivo que ele tem duas empresa sendo uma no Simples Nacional( loja de conveniência e Posto de combustível ) com o registro de todos os funcionários e no outro lado a outra empresa enquadrada no Lucro Presumido pois o imposto sai mais barato com essa situação.
Por isso que perguntei se "...é possível, registrar todos os frentistas na loja de conveniência já que ela faz parte do posto fisicamente mas é outra atividade ?..." eu fiquei na duvida no caso da fiscalização trabalhista pois seu eu tenho uma empresa com duas atividades e os funcionários estão registrados conforme CLT o fiscal "não" poderá falar nada independente da situação do local... eu gostaria de saber se tem alguém nesta situação... para confirmar com o nosso amigo que comentou isso no fórum federal
att
Troglio Neto
Priscila Alquimedici
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 16:09
Jose,
entendi, mais acho que não é correto cadastrar um funcionário em um estabelecimento tanto ele trabalhando em outro.
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 20:08
José Troglio Neto,
Nos seus questionamentos, tenho a dizer duas coisas:
1 - Abrir as duas empresas é reflexo de planejamento tributário;
2 - Registrar funcionário de um segmento em outro é fraude.
Att,
Marcelo Oliveira Mendes
Ouro DIVISÃO 2 , Relações Públicas
há 10 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 23:14
José Troglio Neto
Desde que começou a vigorar a portaria Cat 02/2011 , houve uma mudança radical quanto aos processos de constituição ou alteração contratual. ser proprietário de posto de combustível exige que todos sócios comprovem suas rendas e origem através de declarações do Imposto de Renda, hoje a ANP está com vasta autonomia para fiscalizar detalhes dentro de um posto de combustível colocando na pratica a portaria 45 , caso o estabelecimento seja autuado pela ANP , SEFAZ ou Vigilância Sanitária tudo que o proprietário economizou burlando normas federais ele vai arcar com multas de valores altíssimos dependendo do caso pode ocorrer interdição ou cassação da Inscrição Estadual " caso a fraude seja comprovada " mesmo a loja de conveniência para obter o alvará da vigilância sanitária precisa apresentar os atestados de saúde ocupacional de todos funcionários da loja. o sincopetro realizou ontem reunião aqui na Cidade de São Paulo, com a presença de autoridades da SEFAZ e deixou claro que muitas fiscalizações está para ocorrer no estado com o objetivo de coibir fraudes, lavagem de dinheiro etc... oriento o colega a plugar-se em tudo que está acontecendo neste ramo de atividades para não ser surpreendido e ficar com mãos atadas na hora de uma fiscalização.
José Troglio Neto
há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 10:38
ok gente muito obrigado pela orientação !
abç
Troglio Neto