x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 22.588

Duvida sobre calculo para desconto de FGTS e INSS

Hugo Rizzardi

Hugo Rizzardi

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 20:07

Boa noite, estou com uma dúvida, recebi um Holerite para conferir e nele o desconto de INSS e FGTS foi feito sobre base da soma de todos os proventos. segue as informações:

Salário base: R$1086,40
Hora extra 100%: R$42,57
Hora extra 55%: R$171,68
DSR Hora extras: R$65,21
Credito: R$80,47

TOTAL: R$1446,33

Minha dúvida é o desconto de INSS não deveria ser sobre o salário base? e o FGTS não seria a mesma coisa? e mais ao meu ver o calcul odeste DSR está errado, se alguem puder me auxiliar agradeço.

MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 22:38

Hugo,
Alguns esclarecimentos antes:
1 - INSS é descontado
2 - FGTS é despesa da empresa, não é descontado do empregado.

As alíquotas de INSS e FGTS não são iguais (salvo as alíquotas de 8%).
O INSS segue uma tabela pratica.
Pesquise no FORUM que encontrara varias respostas como essa aqui https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/39772/como-calcular-gps-e-fgts/
Pela sua pergunta, vejo que sta iniciando agora, aqui tem muita gente que pode lhe ajudar, mas aconselho fazer um curso basico e por mais basico que seja, lhe dara uma boa base.

Ahhh e estudar bastante, todo dia muda alguma coisa.

Boa sorte

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade