x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 9.329

tabela INSS e férias janeiro/2015

pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar C.P.D.
há 10 anos Sábado | 6 dezembro 2014 | 14:48

Prezados Senhores,

Com a aproximação de fim de ano, ficamos na expectativa da divulgação da nova tabela do INSS, que não sai antes do dia 10 de janeiro/2015.

Pois bem o meu problema é que tenho que pagar as férias de janeiro/2015 inclusive de professores, dois dias antes do começo destas, que vai dar no fim de dezembro/2014, gostaria da opinião dos consultores de como proceder, nosso regime é CLT, no RH, acredito que rodar a folha de férias com a tabela sem o reajuste para competência janeiro/2015, não teremos grandes problemas, pois podemos gerar uma GFIP com a tabela vigente, e depois já corrigida a tabela, ver quem pagou ou menos e lançar na folha de pagamento seguinte, penso que pode ser o correto, por favor me corrigir, se estiver errado.

Já na contabilidade, como eu faria isto, pois minha folha vai esta feita com a tabela antiga, não vai bater com a guia no fim de janeiro/2015, pois a folha de férias foi com a tabela antiga, quando do fechamento da GFIP este já vai esta com a tabela nova de janeiro/2015, tenho que criar uma conta para pagar mais se for o caso, já que vou ter que fazer um a um para ver a diferença, pago a guia da GFIP, e no mês de fevereiro como reaver o dinheiro que possivelmente foi pago a mais pela pela instituição( prefeitura). quais contas preciso abrir, primeiro porque a guia será maior, do que vai esta na contabilidade pela folha pois na grande maioria que estarão de férias pagam o teto, e depois com reaver aos cofres públicos este dinheiro.

um abraço

Pereira

Daniela Manchein

Daniela Manchein

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 10 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 10:14

Pereira,

Quando se calcula o INSS na folha de férias, este é apenas uma previsão do desconto, porque existem vários motivos além da mudança da tabela que podem fazer com que o valor mude ao calcula-lo novamente na folha normal (mudança da faixa de contribuição por exemplo), pois o INSS é apurado pela folha mensal.

Além do INSS o valor das férias também pode mudar ao transitar na folha mensal (reajuste por exemplo), então será necessário contabilizar esta diferença.

Daniela Thewis Manchein
Analista de RH
Paula Lorrany

Paula Lorrany

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 29 dezembro 2014 | 10:31

Bom dia..
Fui fazer as folhas de férias para o mês 01/2015 e tenho que atualizar as minhas tabelas de INSS, IRRF, salario familia. Alguém pode me informar onde encontro essas tabelas, pois não estou encontrando!
Desde já agradeço.

Att. Paula Lorrany

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade