Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.676

Prazo de requerimento de seguro-desemprego

...

...

Iniciante DIVISÃO 2 , Topógrafo(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 15:48

Prezados, boa tarde,

Minha dúvida é a seguinte: meu amigo saiu da empresa depois de 15 meses, sendo que desses, apenas 01 foi de carteira assinada, e foi o primeiro. Depois de sair, ele entrou na justiça contra a empresa e ganhou a causa. A empresa teve que pagar todos os dividendos legais e assinar sua CTPS. Isso foi resolvido por meio de acordo e o juiz decidiu que ele teria direito à dar entrada no seguro-desemprego imediatamente, visto que a empresa havia extraviado sua CTPS. No entanto, ao se dirigir ao MTE, ele foi informado de que não poderia fazê-lo sem a CTPS em mãos, então ele tratou de emiti-la. Porém, devido à demora por parte do órgão emissor, houve um certo tempo até que ele recebesse a segunda via. Com ela em mãos e toda a documentação exigida pelo funcionário do MTE (incluindo o alvará judicial), ele voltou ao MTE porém, não conseguiu requerer à tempo devido às más condições da unidade. No caso, o prazo de 120 dias após a decisão judicial passou. O que ele deve então fazer, para conseguir requerer legalmente? Ou ele pode justificar a demora como sendo por parte das próprias secretarias, que têm atendimento tão precário?

...

...

Iniciante DIVISÃO 2 , Topógrafo(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 16:30

Sandra, agradeço a resposta. Tenho só mais uma dúvida: o órgão ao que se refere é o MTE? Ou seria ao TRT? Por ser no interior do estado, os órgãos ficam distantes um do outro.

P.S.: o prazo expirou no último dia 05.

Grato,

Bruno Solidade

...

...

Iniciante DIVISÃO 2 , Topógrafo(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 21:40

Sandra, mais uma vez lhe agradeço. Tão logo meu amigo tenha resolução na questão, voltarei aqui pra informar os passos seguidos.

Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade