x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 582

Bônus pode ser pago junto com folha de 13º Salário?

Leonardo Silva

Leonardo Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 09:39

O art. 457 em seus §§ 1º, 2º e 3º da CLT determina que:

"Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

§ 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

§ 2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado.

§ 3º - Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, e destinada à distribuição aos empregados".

www.sitesa.com.br

Contador Leonardo
Keila Cristina Gonçalves

Keila Cristina Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 14:00

Boa tarde Leonardo,

Eu entendi e sei que as verbas como bônus e gratificação incidem no 13º salário.
Mas o caso que questionei é o seguinte: Vou gerar a folha da 2ª parcela do 13º terceiro salário, e o cliente quer que eu inclua na folha um bônus juntamente com o 13º salário, isso seria possível, na folha de 13º aparecer juntamente um bônus?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade