x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.763

abandono de emprego

ANDRE CRUZ MACHADO

Andre Cruz Machado

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 10 anos Domingo | 18 janeiro 2015 | 22:14

olá pessoal, meu cliente possui um funcionário que não aparece para trabalhar há mais de dez dias, se ele não comparecer nos próximos dias quando devo enviar o 1° telegrama solicitando seu retorno ao trabalho sob pena de se configurar abandono de emprego, ademais , devo enviar dois ou três telegramas ?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 08:49

Ola Andre,

Segundo a CLT é considerado abandono de emprego, após 30 dias de falta sem justificativa. Portanto vc poderá enviar telegrama antes deste prazo para que o mesmo tome ciencia da legalidade e apos para fins legais.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 09:24

André, bom dia!

Não tem data certa para o primeiro telegrama. Assim que o funcionário começar a faltar você pode mandar, pedindo para ele comparecer à empresa e justificar suas faltas.

No 28º dia você pode mandar mais um, explicando que em 48 horas será configurada a Dispensa Por Justa Causa.

Att

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 14:50

o funcionário do meu cliente mudou para outro Estado e não comunicou e apenas avisou para outros funcionários que não vai mais voltar e agora não tenho como mandar carta ER e já faz 15 dias . Já posso comunicar no jornal com 30 dias de falta e fazer a rescisão por justa causa.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 15:05

Boa tarde Elizabeth!

Não, foi abolido anuncio em jornal, sob pena de ter que responder por danos morais.

Você deverá enviar os telegramas (eu uso no minimo 3) para o endereço que você tem cadastrado em seu sistema, com a opção de que o telegrama seja devolvido pelos correios com a anotação do motivo da não entrega ao mesmo.

Findado o prazo de 30 dias, você deverá fazer a rescisão por justa causa, DEPOSITAR o saldo rescisório ou na conta dele ou abrir uma conta poupança em nome dele para tal e arquivar toda essa documentação para uma eventual fiscalização do Mte bem como uma Reclamação Trabalhista.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade