x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 25.232

pagamento de inss, sou micro empresa

FABRICIO

Fabricio

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 23:17

Sou, micro empresário e pago um prolabore de 1 salário mínimo, minha contadora falou que eu tenho agora que pagar todos o inss desda abertura do supersimples, isso é verdade, sou empresa reparadora de materiais de informática e escritório, me ajudem

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 21:58

Boa noite Fabricio.

Na verdade, independente da sua condição de micro empresario, ao receber pro-labore deveria ter sido retido 11% para a previdencia social, se não foi feito, você deve providencia o recolhimento dos atrasados, se não, a qualquer momento poderá ser fiscalizado e perder a condição de optante pelo Simples Nacional.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
FABRICIO

Fabricio

há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 10:30

opa, meu conterraneo, muito obrigado pela resposta, agradeço muito,

tenho outra pergunta se puder me responder é claro, ano passado eu tinha 4 funcionarios registrados + 1 prolabore, o prolabore recebia 1 salário mínimo 2 recebiam salário mínimo, e 2 r$ 430 reais,,, tem como verificar quanto eu tenho que pagar de junho ou a média mensal, por favor se não for muito encomodo

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 21:21

Ola Fabricio.

Infelismente, apenas com os dados fornecidos não é possivel fazer o solicitado. sugiro fazer a instalação do SEFIP e depois poste aqui suas dúvidas que teremos o prazer em ajuda-lo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
FABRICIO

Fabricio

há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 21:46

amigão me desculpe tenho a loja a penas 2 anos, o imposto é fgts e não inss, tem como me explicar o funcionamento:
tenho outra pergunta se puder me responder é claro, ano passado eu tinha 4 funcionarios registrados + 1 prolabore, o prolabore recebia 1 salário mínimo 2 recebiam salário mínimo, e 2 r$ 430 reais,,, tem como verificar quanto eu tenho que pagar de junho ou a média mensal, por favor se não for muito encomodo

FABRICIO

Fabricio

há 16 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 20:47

ok, então quanto eu tenho que pagar por mês 8 %haja vista que tenho 4 funcionarios e 1 prolabore todos recebem em carteira 1 salário mínimo? existe o desconto dos funcionários? e quanto é o meu? quanto eu tenho que pagar efetivo de cada funcionario

Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3 , Agente Financeiro
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 08:40

Sobre cada Salario Minimo vc desconta
RS 415,00
INSS 8% 33,20
Pagto Liquido ao Funcionario = R$381,80

Na guia de INSS, o GPS, vc recolhe o inss retidos dos 4 funcionarios R$ 33,20 x 4 = 132,80, mais os 11% retidos do seu pro labore R$ 45,65, num total de R$ 178,45, mais vc tem que me dizer seu CNAE por alem desse INSS retido ainda tem o INSS da empresa que é determinado referente ao seu CNAE. Se sua empresa for optante do SIMPLES recolhera somente o INSS retido dos funcionarios e do pro labore.

Quando ao FGTS é 8% sobre sua folha de pagamento 415 x 4 x 8% = R$ 132,80, esse nao é descontado do funcionario.

Adriana Pinheiro

Adriana Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
há 16 anos Quinta-Feira | 5 junho 2008 | 21:26

Olá, estou com uma dúvida nesse sentido. O ramo da atividade é o mesmo do companheiro acima (comércio de informáticas, papelaria e serviços - copiadora e assist. técnica informática), estamos registrando agora um novo funcionário. Minha dúvida é: 1) a empresa é obrigada a recolher a contribuição confederativa ao sindicato patronal?
2)preciso cadastrar o funcinário no sindicato dos empregados?

Obrigada, desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade