x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 30.564

Motorista / Operador de Munck (Guindauto)

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 2 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 13:06

Boa tarde, estou com uma dúvida de como proceder com a alteração de cargo de um funcionário.

Ele foi contratado em 2007 e exerce a função de motorista de caminhão, no entanto, agora além de dirigir o caminhão também realizará a função de Operador de Munck (Guindauto), que são aqueles braços mecânicos acoplados ao caminhão.

Minha dúvida é se devo alterar a CTPS do funcionário, pois já pesquisei e não encontro nada como: Motorista/Operador de Munck. Deixo só motorista e nas Anotações Gerais acrescento algo?

Além disso, seria bom realizar um contrato com o funcionário mostrando que a partir de fevereiro exercerá também a nova função?

Obrigado

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 15:25

Lucas, boa tarde.
Você precisa verificar se essa nova função Operador se precisa de algum curso, tipo Operador de Empilhadeira, Operador de Guindaste, etc...(verificar junto a área de segurança e medicina do trabalho), lembrando também que qualquer alteração/inclusão em atividade deverá antes checar com o depto médico, haja visto que nem sempre o empregado está apto a nova função ou atividade.
Se no contrato de trabalho está como Motorista (sem a denominação de caminhão ou outro) particularmente não vejo necessidade de mencionar em c.trabalho, mas se quiser fazer um adendo ao contrato de trabalho, lembrando que o empregado "poderá" acionar na justiça futuramente com relação ao salario, que foi contrato com salario para Motorista e depois passou também a para Operador.......... e não houve nenhum aumento.
Eu sempre fui da seguinte opinião, e sempre bom e aconselhável verificar junto com o advogado da empresa, acolhendo o parecer por escrito, afinal nós que trabalhamos em rh/dp em sua maioria não somos advogado e como sabemos "uma virgula"muda totalmente a frase.

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 2 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 16:27

Obrigado pela Resposta Carlos Alberto dos Santos.

Pelo que chequei, a nova função precisa sim de um curso (que será fornecido pela empresa).

Além disso os funcionários receberão o salário estipulado pela convenção coletiva e um bônus de 10% pelo acréscimo da função de Operador de Munck.

Acredito que desta forma reduziria as possibilidades de uma reclamação futura, já que mesmo que aleguem acúmulo de função já estarão recebendo o bônus nos salários.

Com relação a CTPS, fui orientado a manter apenas como motorista, já que será realizado o pagamento do bônus pela operação do munck.

Caso queiram acrescentar mais alguma coisa estou aberto à sugestões.

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade