x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 480

Dúvida: INSS / FGTS

luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico
há 10 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 13:01

Olá a todos!

Fui contratado recentemente, e só agora comecei a estudar todas estas siglas novas que nunca tive contato antes! hehe

Na minha folha de pagamento vi que é descontado 8% do meu salário (INSS), gostaria de saber se o pagamento de INSS é 100% obrigatório, ou eu posso parar de pagar caso eu queira? Não tenho interesse nos benefícios, só vou trabalhar no Brasil por mais alguns anos.

Outra dúvida, vi que a empresa tem a obrigação de pagar o FGTS, que vai pra uma conta na Caixa com meu nome.
Posso sacar este dinheiro quando quiser? Pois teoricamente ele é meu, certo?

Desde já agradeço pela paciência!

Arthur Otavio Raugust Mingue

Arthur Otavio Raugust Mingue

Prata DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 13:13

Luiz,

Sim, você é segurado obrigatório da Previdência Social e não tem a opção de não contribuir.

A empresa está obrigada a descontar em folha e repassar para a Previdência Social.

O FGTS poderá ser sacado mediante algumas hipóteses, tais como: Dispensa sem justa causa, três anos sem registro, Compra de imóvel próprio, doença grave, entre outros.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Advogado
Coordenador de Departamento de Pessoal da Evidência Organização Contábil
[email protected]
https://www.evicont.com.br
facebook.com/evidenciaorganizacaocontabil
Instagram: @evidenciaorgcontabil
luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico
há 10 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 15:28

Muito obrigado Arthur, esclareceu minhas dúvidas!

É estranho ver um direito se tornar obrigação... Por isso fiquei confuso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade