x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 3.450

pagamento maio

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 09:59

Bom dia

fiz a admissão de uma funcioanrio dia 12/05/2008, como mensalista, gostaria de saber quantos dias deveria estar pagando a funcionaria?

pois maio tem 31 dias, e dia 31 é um sabado no qual ela não tem horario de trabalho.

como posso saber os dias que ela tem direito a receber?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 10:09

Bom dia, Raphael

Em cálculos trabalhistas, sempre consideramos meses com 30 dias, no caso de funcionários mensalistas.

Fórmula de cálculo:

(salário : 30) x (30 - 12 + 1)

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 12:10

Raphael,

De acordo com o Art. 64 da C.L.T., O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração.

Sendo assim, o cálculo é feito como o nosso amigo Ricardo colocou:

(salário : 30) x (30 - 12 + 1)

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 12:01

Olá pessoal!

"...pois a funcionaria reclamou dizendo que faltou 1 dia no holeirite dela..."

Raphael, a funcionária está com razão!

Art. 64 - O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração.

Parágrafo único - Sendo o número de dias inferior a 30 (trinta), adotar-se-á para o cálculo, em lugar desse número, o de dias de trabalho por mês.

No meu entendimento, com base no parágrafo acima, quando da admissão, demissão, início de afastamento ou mesmo no retorno, o cálculo dos dias trabalhados, que sejam diferentes de 30, deverá ser adotado o número referente aos dias do mês.

Exemplo:

Tomando seu caso como referência: funcionária admitida em 12.05.2008, trabalhou até o dia 30, 31 "compensado" (sábado), não há trabalho nesse dia. Salário R$ 600,00 (apenas para obtermos resultado no exemplo).

A funcionária teve 20 dias de trabalho no mês de maio/08 (12 a 31.05), pois bem, o salário será dividido por 31 e multiplicado por 20, para encontrarmos o valor proporcional.

Salário proporcional = salário mensal : 31 x nº de dias trabalhados
Salário proporcional = R$ 600,00 : 31 x 20
Salário proporcional = R$ 387,09

A funcionária em questão perderia (desconto) o dia de sábado (juntamente com o DSR) se o motivo fosse por falta não justificada. Que não é o caso!

PS: estou me referindo a salário proporcional e não integral.

A todos um ótimo fds!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Zilva Candida

Zilva Candida

há 16 anos Quinta-Feira | 19 junho 2008 | 16:10

Olá Elaine!

Referente ao exposto, como já foi postado em tópicos anteriores, independentemente a quantidade de dias no mês, o mensalista sempre terá garantido seu salário integral, ou seja, 30 dias.

No tópico anterior postei:

quando da admissão, demissão, início de afastamento ou mesmo no retorno, o cálculo dos dias trabalhados, que sejam diferentes de 30, deverá ser adotado o número referente aos dias do mês.

Exemplo:

Trabalhador admitido no dia 04.02.08 laborou até o dia 29.02 (fechamento da folha de pagamento), totalizando 26 dias trabalhados.

Salário proporcional = salário mensal : 29 x nº de dias trabalhados
Salário proporcional = R$ 600,00 : 29 x 26
Salário proporcional = R$ 537,93

No mês de março/08, o qual foi de 31 dias, o salário mensal foi R$ 600,00 (integral).

Espero que tenha entendido, caso contrário post novamente!

Tudo de bom!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Juliana Silva

Juliana Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 17:17

olá Zilva

meu entendimento quanto ao calculo do salário (na forma proporcional) é igual ao seu.
Aproveitando o assunto, gostaria que pudesse me auxiliar em um ponto que nao esta mto claro para mim.
No caso de empregado horista, trabalha das 05.00 as 14.48 (com 1 hora de intervalo) de segunda a sexta. sabado nao trabalha.

exemplo> mes Maio/2008
*ele trabalha 8,80 p/ dia *44 p/semana *220 p/ mes.

entao no mês ele trabalhou 176 horas (8,80 x 20 dias trabalhado ) nao conta os sabados?

ou pego a hora da semana (44) dividido por 6 (dias uteis da semana) = 7,33. Pego esse 7,33 x 25 dias uteis no mes = 183,25

DSR - 43,98 (7,33x6 -domingos e feriados)

somando as horas no primeiro calculo = 176 + 43,98 = 219,98
somando as horas no segundo calculo = 183,25 + 43,98 = 227,23

Qual a forma correta?

Zilva Candida

Zilva Candida

há 16 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 16:07

Olá Juliana!

Tempos atrás criei um tópico sobre esse assunto, creio que o mesmo irá sanar suas dúvidas, dê uma olhadinha Remuneração do trabalhador.

Tudo de bom!

Zilva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade