x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.091

trabalho sem registro

Antonio Fonseca de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 16:10

Olá pessoal, primeiramente gostaria de agradecer aos administradores deste site que é um excelente portal da Classe contábil, e que fez muita falta no período em que se encontrava indisponível.

Bom, Sou recém formado Técnico em contabilidade e quero compartilhar com vocês minha situação, e conselhos de quem já passou por isso.

Trabalho a 10 meses sem registro, prestando serviços a um um contador autônomo que possui um escritório individual, recebo tudo que tenho direito 13º, hora extra, Va + VT, e também trabalham outras duas pessoas na mesma situação. Como sou novo na área a minha preocupação é com a maneira de comprovar futuramente essa experiência que estou adquirindo nesse escritório. Vocês acham válida essa experiência ou eu devo sair desse "trabalho", recebi outras propostas mas o salário era muito inferior ao que recebo hoje. Somente pelo fato da formalidade compensa fazer esta troca?

desde já agradeço a quem leu esse texto, e por favor me ajude dando sua opinião.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 16:25

Boa tarde Antonio,

Esta é uma questão muito pessoal, a minha opinião é que você deve avaliar não somente pela questão de ter ou não registro em carteira, é importante você estar aprendendo e adquirindo experiência profissional, se este escritório está te proporcionando este aprendizado acho muito válido você continuar trabalhando neste escritório, mesmo porque você mesmo disse que financeiramente é melhor que outros com registro em carteira. O que você pode fazer é uma contribuição individual para uma previdência privada ou ao INSS como autônomo para ter um seguro previdenciário.

Esta é uma opinião pessoal tá, rs, nesta nossa profissão o mais importante, além da remuneração é claro, é você estar investindo em seu aprendizado e experiência para que você possa ter melhores oportunidades no futuro.

Boa sorte

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 16:29

Concordo com o Gilberto,

Se seu emprego atual é mais vantajoso na parte financeira, mesmo que sem registro em CTPS, é a melhor opção para você.
Você também pode analisar outra questão: Se o novo emprego irá te proporcionar uma melhor aprendizagem e o quanto isto vai te servir no futuro.
Por isso que é uma questão bem pessoal.

Mas se a sua dúvida é só em relação à comprovação de experiência neste seu emprego, quando você sair do emprego, pode pedir para o seu empregador lhe fornecer uma carta de apresentação, ou pode também negociar com ele o seu registro.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 16:37

Obrigado pelo complemento Wilson,

Realmente este é outro ponto que se deve analisar, o conhecimento adquirido atravéz da experiência é o maior valor que um contador pode adquirir. Através de uma simples entrevista ou bate papo você pode mostrar todo o seu conhecimento profissional e isso não tem preço.

Abraço á todos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 16:46

Muito obrigado pelas dicas pessoal, realmente o conhecimento é o maior atrativo e o ponto mais importante de se explorar numa relação como essa de trabalho, o meu medo maior é de estar andando na contra-mão regredindo profissionalmente, devido a informalidade. que pode pesar futuramente, achei muito interessante o comentário do Gilberto sobre o ponto da entrevista do bate papo, onde realmente você tem que mostrar o que sabe. Outro ponto que acho válido nesse trabalho é que por serem poucos funcionários todos aprendem um pouco de cada área (rotina) e isso me motiva a pensar em futuramente abrir meu escritório ou somente prestar serviços a algumas empresas para complementar minha renda, não esquecendo é claro das formalidades registro no CRC e obrigações...

teh mais pessoal e obrigado,

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 09:01

Bom Dia

Gostaria de saber a seguinte questão:

Tenho uma cliente que deseja recolher como autônomo o seu INSS, porém ela disse que seria com a ocupação de Economista Doméstica. Existiria esta ocupação perante o INSS??
Onde encontro estas relações das funções e ocupações perante o INSS??

Porque atualmente ela presta serviço para PF e PJ auxiliando no cardápio, refeição, cálculos de valores calóricos entre outros. O melhor seria ela mesma procurar uma agência do INSS para ver sobre esta caso??

Grato

Flavio Cesar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade