x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 823

Recolhimento em folha - URGENTE!

HOFFMANN GONÇALVES DE CARVALHO

Hoffmann Gonçalves de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 22:55

Tenho um cliente que trabalha com construção civil e está contratando novos funcionários para uma de suas construções. está fazendo contrato de esperiência de 90 dias com estes funcionários (paga em folha um salário) + paga a parte outro valor também, como se fosse empreita. Gostaria da ajuda dos colegas para tirar algumas dúvidas.
- neste caso o q devo de recolher dos funcionários?
- recolho somente s/ a folha, ou s/ a empreita também?
- quais % de cada imposto.
Certo de q serei respondido, desde já agradeço pela atenção dos colegas.
Abraços!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 08:13

Hoffmann,

Pelo que entendi, estes empregados recebem parte do registro e uma parte "por fora".
Sobre os valores recebidos no registro, deverá ser descontado o INSS, de acordo com a tabela:
Para remuneração até R$ 911,70 - 8%
Remuneração de R$ 911,71 até R$ 1.519,50 - 9%
Remuneração de R$ 1.519,51 até R$ 3.038,99 - 11%

Agora, sobre a parte paga "por fora", é muito arriscado:
1º - Se você fizer um recibo de prestação de serviços autônomos ou coisa parecida, poderá ter problemas em caso de alguma ação trabalhista ou fiscalização, pois fica caracterizado que este valor pago por fora é para fugir dos encargos trabalhistas (INSS, FGTS, 13º Salário, Férias, etc).
2º - Você pode fazer apenas um recibo simples, mas continuará tendo o "passivo trabalhista" que citei no item acima.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 11:52

A melhor e mais segura solução é fazer todo o pagamento em folha, recolhendo o INSS e o FGTS e, pagando Férias e 13º, etc.
Porém, está solução é a mais "cara".

Mas, também tenho clientes que preferem arriscar e pagar apenas um pouco na folha e o restante "por fora". Mas o "barato pode ficar caro". Sendo assim, eu sempre informo a ele os riscos que se tem fazendo desta maneira, e o cliente decide se arrisca ou não.

Faça assim, informe ao seu cliente todos os detalhes, os riscos e deixe para ele decidir se vai arriscar ou não.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade