
Carlos Anderson de Castro Sales
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde!
Tenho uma empresa na qual o funcionário sumiu e o mesmo se encontra em contrato de experiência como proceder?
respostas 2
acessos 3.338
Carlos Anderson de Castro Sales
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde!
Tenho uma empresa na qual o funcionário sumiu e o mesmo se encontra em contrato de experiência como proceder?
Daniele dos Santos Leal
Prata DIVISÃO 1 , Micro-EmpresárioFuncionário dentro do período de experiência faltando constantemente.
Informamos que a falta continuada ao trabalho sem motivo justo e sem comunicar ao empregador pode caracterizar o abandono de emprego, sujeitando-o à rescisão do contrato de trabalho por justa causa, de acordo com o art. 482 da CLT.
Para que haja a caracterização do abandono de emprego a ausência do empregado terá de ser injustificada, ou seja, não deve existir motivo que possa justificar o seu afastamento do serviço para caracterizar-se o abandono. Uma outra característica que se apresenta é a intenção, o ânimo do empregado de não mais voltar ao trabalho.
Como a legislação trabalhista não estabelece o tempo em que o empregado deve permanecer afastado do serviço, a jurisprudência trabalhista firmou o entendimento de que a ausência injustificada por período superior a 30 dias gera a presunção de abandono de emprego, conforme se observa na Súmula TST nº 32.
Carlos Anderson de Castro Sales
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Daniele , muito obrigado pela sua resposta, foi de muita ajuda.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade