x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 7.051

Livro de Registro de funcionários

Carla

Carla

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 12:34

Boa Tarde!

O Livro de n ° 1 da empresa foi todo preenchido, no caso o livro n° 2 deverá dar continuidade iniciando com a numeração 01, ou tenho que dar continuidade com o ultimo numero do primeiro livro ? no caso n° 52.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 12:38

boa tarde Carla!

Nossas Leis trabalhistas são muito antigas (1943) e naquela época como a pouco tempo atras, utilizava-se muito Livros (livros mesmo) de Registro de Empregados, e os mesmos eram numerados, pois acabava o primeiro, segundo, ......

Hoje em dia com a tecnologia e diversos programas, o que mais tem que se atentar é o numero do registro do funcionário sequencialmente, sendo que o numero do livro tornou-se obsoleto.

Caso você tenha estes livros ainda e os utilize, então é bom você marcar os livros com números sequenciais (livro 1 - pagina/folha 005), no próximo livro (livro 2 - pagina/folha 51) imaginado um livro de 50 folhas e aí sim transcrever isso na CTPS.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Carla

Carla

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 12:49

Boa Tarde!

Entendi...no caso no novo livro , eu dou continuidade a numeração do primeiro, como citou n° 51, tenho que escrever algo no livro n° 2 para que altere a numeração que vem nele? porque os numeros do livro são de 1 a 50.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 13:30

Coloque o livro 2: Continuação do Livro 1 e altere a numeração para 51, 52.....

Uma dica!

Imagino que você tenha um programa de folha, aí voce aboliria o Livro e faria a Ficha de Registro onde a sequencia é automática pelo numero de registro dos funcionários...

sds

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 13:40

Carla, minha sugestão é que você deixe a numeração que consta no livro, pois é tipografada, o que se deve fazer é colocar na CTPS na parte de contrato de trabalho, onde se lê:
"Registro nº: seja colocado a sigla LV 02
"Fls/.Ficha: seja colocado o número da folha

Isto significa que você fez o registro do empregado no Livro de Registro nº 02 na página 01, 02 .... e assim por diante.

Onde eu trabalho tem uma empresa com poucos empregados e estamos ainda no livro de registro 02.

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)
Eduarda

Eduarda

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 14:01

Carla

Se for o segundo livro, você vai preencher na capa no campo livro n° :02.
No termo de abertura logo acima da data tem um local para colocar : [...] que foi apresentada, na oportunidade, como prova de numeração anterior, o livro N° ______________, aí você coloca 01, se for o caso.

No programa a numeração dos funcionários desse livro serão 02002, 02003, 02004.... e por aí vai.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 16:24

Boa tarde Elisangela!

Você deve sim comunicar ao Mte que a partir de xxx data, irá utilizar "Fichas" e não mais o Livro de Registro. Não ví Lei sobre isso, mas é bom sempre se preservar quanto a eventuais autuações...

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade