x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 724

Analise a situação e responda

Tuany Alessandra

Tuany Alessandra

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 16:00

Boa Tarde Caros colegar

Hoje o contador me deu uma questão, que achei muito interessante e ainda não passei por isso aqui no escritório.
Por isso estou compartilhando.

- Após um longo processo seletivo numa empresa de grande porte para a reposição de vaga com perfil extremamente complexo, um candidato foi aprovado e, ao ser convidado para efetivar o processo de admissão, foi - lhe solicitada a CTPS.
como o mesmo nunca havia trabalho mediante ao vinculo celetista, informou ao representante da empresa que tinha a tal documento e que precisava providenciar.

O representante da empresa então sugeriu que ele procurasse o POUPATEMPO local, para emissão do referido documento, mas alertou que providenciasse com URGÊNCIA. considerando que a reposição da vaga era urgente e com inicio imediato.

Ao chegar no POUPATEMPO foi informado que o órgão encontrava-se em greve e que a emissão da CTPS estava suspensa.

Ao deparar-se com a situação de imediatamente necessitar da mão-de-obra escolhida no processo e o mesmo não ter o documento em mãos, qual das soluções abaixo está mais adequada com relação aos procedimentos trabalhistas por parte da empresa?

1- a empresa admite o empregado e aguarda a CTPS para a efetivação do registro.
2- a empresa registra um boletim de ocorrência conta o POUPATEMPO devido a greve estar impedindo o direito do cidadão
e para se livrar da multa em eventual fiscalização.
3- A empresa fornece declaração substitutiva do registro, indicando as características da relação de emprego.
4-a empresa solicita do empregado um termo de comprometimento, onde firma que irá providenciar o documento ao final da greve, excluindo a responsabilidade do empregador.
5-a empresa orienta o empregado para mover uma ação trabalhista na justiça do trabalho.

Ótima semana a todos!

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 16:20

Boa tarde Tuany,

A empresa poderia tentar fazer um contrato de serviços e aguardar o funcionário emitir a CTPS. Ele ja tentou em outro POUPA TEMPO?

Essa semana mesmo um jovem aprendiz nosso conseguiu emitir na hora.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 16:34

No meu ponto de vista eu mandaria ele fazer o exame admissional e começar a trabalhar já tentando tirar a CTPS, como estamos no inicio do mês creio que antes de fechar a folha e fazer as informações referente ao registro deve dar tempo de registrar ainda, caso não consiga registra no próximo mês. Qualquer coisa faz um contrato de prestação de serviços e um RPA e lance ele na GFIP.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 17:05

Não tem nenhum agência do SINE, MTE que ele possa ir próximo a cidade me questão?
Nós não registramos sem a CTPS, o colaborador somente deverá iniciar suas atividades com a CTPS em mãos.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 17:11

Tuany

Eu não registraria este empregado, não traria para a empresa um passivo trabalhista sob alegação de que o órgão emissor está com problema. Também não faria uma RPA, pois o funcionário estaria em atividade fim da empresa como prestador de serviços, o que poderia também ser um passivo trabalhista. Infelizmente, neste caso, não contrataria o empregado e chamaria o segundo colocado.

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade