x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.458

Horas Extras aos Domingos e Feriados Trabalhados

ALBERTO GUTEMBERGH MONTEIRO DE PAULA

Alberto Gutembergh Monteiro de Paula

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Domingo | 17 maio 2015 | 00:28

O funcionario exerce trabalhaos aos domingos e feriados, onde deveria receber Horas Extras a 100%, porem a empresa informou ao funcionario para ele nao registrar o ponto e no contracheque esta vndo como Ajuda de Custo em vez de Horas Extras 100%, isso esta certo?


Desde ja agradeço a ajuda de todos.

Victor Felipe Rodrigues de Freitas

Victor Felipe Rodrigues de Freitas

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Domingo | 17 maio 2015 | 21:42

Boa Noite,

sim , Horas Extras e Horas Extras 100% incidem para calculo de média de 13ª salário (2ª parcela), Férias e Aviso Prévio.
A ajuda de custo não tem caráter salarial, pois se destina somente ao pagamento das despesas decorrentes da mudança entre outros.
Todavia, se a empresa pagar ao empregado todos os meses um determinado valor para cobrir despesas decorrentes do trabalho não poderá designar como “ajuda de custo”. Esse valor mensal passará a ser parte integrante do salário e a empresa estará sujeita ao pagamento de todos os encargos trabalhistas e previdenciários (INSS, FGTS, entre outros) referentes àquele valor.

ALBERTO GUTEMBERGH MONTEIRO DE PAULA

Alberto Gutembergh Monteiro de Paula

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Domingo | 17 maio 2015 | 21:56

Boa noite Victor, só que a ajuda de custo o valor não é igual todos os meses..
como disse, é referente as horas extras excedentes depois das 2 horas permitidas e aos domingos e feriados!
mesmo sendo variável, vai se tornar parte integrante do salario ? e mesmo que se torne parte integrante do salário a empresa pode suspender esse pagamento?

desde já agradeço..

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 09:56

Bom dia.
Alberto, e como disse o colega Victor, se consta na folha todos os meses independente do valor, essa verba"ajuda de custo" caso haja alguma denuncia/reclamação a possibilidade de integrar o salario e quase garantido.
Com relação as horas extras ela integra sim no calculo (media) do aviso prévio, férias, decimo terceiro.

http://www.granadeiro.adv.br/template/template_clipping.php?Id=4250

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade