x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.552

Empresa Obrigando Funcionarios a solicitarem bilhete unico m

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 14:15

Boa tarde, Pessoal!

Estou com uma duvida enorme, e em pesquisas não encontrei nada a respeito a favor ou contra, espero que possam me ajudar?!

O caso é o seguinte:

Uma grande empresa, com um enorme quadro de funcionários, tem como habitual, pagar o valor de Vale Transporte de seus funcionários em dinheiro dentro da folha de pagamento (recibo)... os funcionários em sua grande maioria fazem escalas 6x1 .

Agora pelo fato da empresa saber que é mais vantajoso, o bilhete único mensal (o qual custa uma tarifa única de R$ 140,00 (para um único meio de transporte durante 30 dias), a mesma esta passando e-mail através do RH aos funcionários exigindo que os mesmos se cadastrem e solicitem o B.U mensal (por conta própria) ? Isso é correto ?? Além do mais a empresa esta pressionando os funcionários ao mesmo, alegando que apenas depositarão o valor do cartão mensal (R$ 140,00), Quando os mesmos recebiam no mínimo (R$ 182,00) ? ou seja, os que não tiverem o cartão mensal que paguem essa diferença R$ 42,00 ??? Pelo meu entendimento essa pratica é incoerente e abusiva por parte da empresa?! uma vez que a CLT garante o direito ao transporte?

Outra questão que entra no contesto é a quantidade de transporte que a empresa se limita a pagar. eles usam como critério o google maps, para determinar o transporte que pagarão ao funcionário. Exemplo: Para locomoção do funcionário até a empresa e vice-versa, é mais benéfico em questão de tempo de trajeto a utilização de Ônibus + Metro. Entretanto a empresa se limita a pagar apenas uma das conduções sobre a alegação de que tem como o funcionário utilizar apenas um dos meios de transporte (no caso o que aumentaria consideravelmente o tempo de percurso do funcionário ao posto de serviço e vice-versa. Esta correto isso?

se puderem me ajudar eu agradeço.

Se tiverem as bases legais ou artigos me ajudam mais ainda?!

grato desde ja!

att,

Bruno Ramos

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: