x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 14.777

Aposentado saca fgts pedindo dispensa?

Jéssica Pereira

Jéssica Pereira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 23:47

Boa noite,

A funcionaria q já é aposentada e retornou ao mercado de trabalho esta querendo pedir demissão. A duvida é se ela conseguira sacar imediatamente o fgts q ela tem, uma vez q já é aposentada, e esse é um dos requisitos para sacar o fgts que fica "preso" na caixa.

att

LEONARDO CAIADO CUNHAE CRUZ

Leonardo Caiado Cunhae Cruz

Prata DIVISÃO 3 , Economista
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 13:16

Todo dia a gente encontrar situações diferentes, e mesmo fazendo busca neste site não encontrei resposta para a minha questão:
Temos uma funcionária que vai aposentar por idade, ela não quer continuar na empresa, neste caso ela com a carta da aposentadoria do INSS , poderá retirar seu saldo do FGTS. Minha duvida é a seguinte: Ela vai pedir para sair da empresa, neste caso faço a rescisão como pedido de saída?
Também não haverá multa de 40%?

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 13:22

Marlon,

O empregado aposentado que pede demissão tem direito ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, com o código 05.

A Circular CAIXA nº 296, de 19.09.2003 – DOU de 22.09.2003 disciplinou a movimentação das contas vinculadas do FGTS, pelos trabalhadores e seus dependentes, diretores não empregados e seus dependentes, e empregadores.

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 13:24

Leonardo Cruz

Você pode fazer a rescisão normalmente como pedido de demissão. O fato dela ter se aposentado não vai interferir, não há uma rescisão específica para aposentado. A multa de 40% só seria devida em caso de dispensa sem justa causa.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade